Arquivo do blog

quinta-feira, 26 de março de 2020

ESTAMOS VIVENDO NUM TEMPO DE PROVA...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 5,31-47)(26/03/20)
.
Caríssimos, a cada dia que passa em meio à esta crise que estamos enfrentando, muitos como os Hebreus no Horeb, vão perdendo a paciência e com ela a fé em Deus e a esperança de dias melhores; assim como os Hebreus, muitos estão neste momento reclamando, se lastimando e também criando seus ídolos como vimos na primeira leitura de hoje.
.
Na Santa Missa celebrada na Capela da casa Santa Marta, o Santo Padre, o Papa Francisco, fez o seguinte comentário da primeira leitura desta liturgia: "Gostaria de acenar algumas coisas sobre isso: Em primeiro lugar, aquela saudade idolátrica: neste caso, pensava nos ídolos do Egito, mas a saudade de voltar aos ídolos, voltar ao pior, não saber esperar o Deus vivo. Essa saudade é uma doença, também nossa. Inicia-se a caminhar com o entusiasmo de ser livres, mas depois começam as lamentações.
.
Depois, outra coisa: a idolatria faz você perder tudo. Aarão, para fazer o bezerro, pede ouro: “Deem-me ouro e prata”: mas era o ouro e a prata que o Senhor tinha dado a eles, quando lhes disse: “Peçam ouro emprestado aos egípcios”, e depois foram embora com o ouro. É um dom do Senhor e com o dom do Senhor fazem o ídolo. E isso é muito feio.
.
Mas esse mecanismo acontece também conosco: quando temos atitudes que nos levam à idolatria, somos apegados a coisas que nos distanciam de Deus, porque nós fazemos outro deus e o fazemos com os dons que o Senhor nos deu. Com a inteligência, com a vontade, com o amor, com o coração. São os próprios dons do Senhor que nós usamos para fazer a idolatria.
.
Caríssimos, por fim, nessa sua homilia, o Santo Padre, falou dos ídolos do coração, ídolos por nós escondidos muitas vezes de modo astucioso, ressaltando que a idolatria nos faz perder tudo, nos faz perder os próprios dons do Senhor. Em seguida, pediu para se fazer um exame de consciência para descobrir nossos ídolos escondidos." E deixa-los.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox