Arquivo do blog

domingo, 1 de março de 2020

O COMBATE DA ALMA...


Homilia do 1°Dom da Quaresma (Mt 4,1-11)(01/03/20)
.
Caríssimos irmãos e irmãs, neste primeiro domingo da quaresma, a liturgia trata do combate espiritual contra as tentações malígnas que tentam impedir a nossa entrada no Reino dos céus. E esse combate acontece no campo de batalha da nossa mente onde o mal tenta entrar para nos fazer escravos dos pecados que ele sugere que pratiquemos.
.
No Evangelho de hoje Jesus nos ensina as armas que precisamos usar para não aceitar as sugestões do maligno. São elas: a Palavra da Verdade com a qual dissipamos todas as mentiras sugeridas; a não aceitação das aparentes vantagens oferecidas pelo maligno; e por fim, a perseverança na oração e no estado de graça, que nos mantém em comunhão com o Senhor em meio à essas lutas espirituais que travamos.
.
Hesíquio do Senai, monge e sacerdote em Jerusalém (Sec. V), discorrendo sobre o uso dessas armas espirituais que o Senhor nos concede, disse: "Aquele que trava o combate interior tem de ter em todo o momento estas quatro coisas: humildade, uma atenção extrema, refutação e oração. Humildade, porque o combate o opõe aos demônios, que são orgulhosos; terá assim o auxílio de Cristo ao alcance do coração, porque "o Senhor odeia os orgulhosos" (Prov 3,34). Atenção, para manter o coração puro de todos os pensamentos, mesmo os que parecem bons.
.
Refutação, para contestar o maligno sem demora, e com veemência, pois está dito: "Responderei aos que me ultrajam, para que a minha alma esteja submetida a Deus" (Sl 61,2). Finalmente, a oração, para se dirigir a Cristo com "gemidos inefáveis"(Rom 8,26) após a refutação. Deste modo, aquele que luta verá o inimigo dissipar-se com o aparecimento da sua imagem, qual poeira ao vento que se desvanece, expulso pelo adorável nome de Jesus.
.
Assim, pois, quando a alma põe a sua confiança em Cristo, que O invoque sem medo, pois, não combate sozinha, mas com o Rei terrível, Jesus Cristo, Criador de todos os seres, dos corpóreos e dos incorpóreos, ou seja, dos visíveis e dos invisíveis."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox