Arquivo do blog

segunda-feira, 9 de março de 2020

PERDOAI E SEREIS PERDOADOS...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 6,36-38)(09/03/20)
.
Caríssimos, o tema desta liturgia é o perdão como fundamento da da nossa salvação. Porque, de fato, sem perdão não existe purificação das almas nem salvação. Quaresma quer dizer: quarenta dias de intensa oração, revisão de vida; sincero arrependimento dos pecados permitidos e praticados; confissão e perdão sacramental, penitência, e renovação do propósito de santidade.
.
Na primeira leitura o Profeta Daniel faz um profundo exame de consciência do povo eleito e confessando os pecados destes, intercede por eles, pedindo perdão ao Senhor pelo mal que haviam praticado. Ora, isso para nós é uma grande lição de vida; pois, fomos libertos da escravidão do pecado, não para voltar ao pecado, mas sim, para viver de acordo com a vontade de Deus que nos livra de todo mal.
.
No Evangelho de hoje Jesus nos dá a chave que fecha a porta de nossa consciência para não deixar entrar a tentação do julgamento de valor contra o próximo, diz ele: “Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados."
.
Comentando esse Evangelho assim escreveu Santo Antônio de Pádua: "A tua misericórdia pelo teu próximo deve ter três qualidades: se ele pecou contra ti, perdoa-lhe; se está afastado do caminho da verdade, instrui-o; se tem sede, sacia-o, pois diz Salomão nos Provérbios: "Os teus pecados serão purificados pela fé e a misericórdia."

Portanto, "Aquele que converte um pecador do seu erro salvará da morte a sua alma e obterá o perdão de muitos pecados", recorda São Tiago (Tg 5,20); e diz também o salmista: "Feliz quem se lembra do necessitado e do pobre, porque no dia da desgraça o Senhor o salvará." (Sl 40,2).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox