Arquivo do blog

terça-feira, 30 de junho de 2020

POR QUE TENDES TANTO MEDO?


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 8,23-27)(30/06/20)

Caríssimos, o dom de acreditar é traduzido pela confiança inabalável em Deus que tem todo poder sobre o céu e a terra, isto é, sobre toda a criação e todas as criaturas. De nossa parte temos um inimigo interior chamado medo que carregamos no mais íntimo de nós, e que precisamos combate-lo e vence-lo por meio da fé, pois, como disse o Senhor Jesus: "Tudo é possível ao que crê." (Mc 9,23b).
.
De fato, para superarmos esse inimigo fiquemos certos de uma coisa, nada podemos por nós mesmos; ora, essa convicção nos ensina a dependermos cem por cento de Deus, como dependemos do ar que respiramos. O ar é invisível, está dentro e fora de nós e sem ele naturalmente não podemos sobreviver. De igual modo assim também acontece com a fé em Deus, pois, é Ele quem nos sustenta na vida, como nos ensinou São Paulo: "É em Deus que vivemos, nos movemos e somos." (At 17,28).
.
No Evangelho de hoje depois de despedir as multidões Jesus segue com os discípulos numa barca rumo à outra margem do mar da Galiléia; enquanto dormia na proa, foram surpreendidos por uma terrível tempestade que os ameaçava com o naufrágio.
.
Tomados de pavor acordaram o Senhor, e lhe disseram: "Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!” Jesus respondeu: “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé? Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. Os homens ficaram admirados e diziam: “Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?"
.
Portanto, caríssimos, esse Evangelho de hoje nos mostra que pelo fato de termos sidos chamados pelo Senhor Jesus para atravessarmos o mar revolto deste mundo; não fazemos essa travessia sozinhos, pois, a Santa Igreja é a barca de Pedro e o Senhor se faz presente nela, e mesmo que apareçam as mais terríveis tempestades, nada temos a temer, porque é Ele quem nos conduz ao porto seguro da vida eterna.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox