Arquivo do blog

quarta-feira, 10 de junho de 2020

O AMOR É A PLENITUDE DA LEI...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 5,17-19)(10/06/20).
.
Caríssimos, o que seria de nossa vida sem a comunhão recíproca dos bens eternos que nos vem do Senhor? Ora, é de sua presença em nossas almas que brota o amor à Ele sem medidas e o amor ao próximo como a nós mesmos. O amor é a essência da vida, quem ama se sente bem sempre, ainda que passe pelas diversas tribulações presentes neste mundo.
.
São Paulo se referindo às normas da lei, escreveu: "A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, a não ser o amor recíproco; porque aquele que ama o seu próximo cumpriu toda a lei. A caridade não pratica o mal contra o próximo. Portanto, a caridade é o pleno cumprimento da lei." (Rm 13,8.10).
.
Com efeito, meditando o Evangelho deste dia, ouvimos o Senhor Jesus, dizer: "Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento." (Mt 5,17). De fato, aqui não se trata da legalização do comportamento humano, mas sim da submissão amorosa que nos leva à perfeição do amor.
.
Refletindo sobre este Evangelho, disse, o Papa Francisco: "A fim de obter comportamentos bons e honestos não são suficientes as normas jurídicas, mas são necessárias motivações profundas, expressão de uma sabedoria escondida, a Sabedoria de Deus, que pode ser acolhida graças ao Espírito Santo. E nós, através da fé em Cristo, podemos abrir-nos à ação do Espírito, que nos torna capazes de viver o amor divino." (Papa Francisco, Angelus, 13/03/16).
.
Portanto, caríssimos, a vida eterna que nos foi concedida no batismo tem como único fundamento o amor com que amamos e somos amados; qualquer outra expressão fora do amor se torna rigidez legalista, extremismo impiedoso, que nada mais gera do que intransigência e ódio. E foi exatamente por isso que mataram Jesus, porque o acusavam de transgredir a Lei.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox