Arquivo do blog

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

"E VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU?"


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 9,18-22)(25/09/20)

.

Caríssimos, quanto mais vejo a miséria humana mais sinto o quanto a nossa humanidade precisa da presença e da ação do Senhor Jesus em nosso meio. Os homens podem adquirir todos os conhecimentos possíveis, porém, o único conhecimento e experiência que nos salva da infelicidade e do abismo da perdição eterna se encontra somente em Jesus Cristo, o Filho de Deus vivo.

.

Com efeito, as duas grandes perguntas que Jesus faz nesta liturgia de hoje, são: “Quem diz o povo que eu sou?” “E vós, quem dizeis que eu sou?” Ora, como os Apóstolos haviam constatado, as respostas advindas do povo se baseava nas Sagradas Escrituras: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”.

.

No entanto, na resposta inspirada por Deus a Pedro à segundo pergunta de Jesus é o que constitui o fundamento da nossa fé: “O Cristo de Deus”. Ou seja, porque é a certeza de que Deus veio realmente até nós, por meio do Seu Filho amado, para nos libertar do pecado e das misérias que o pecado gera, e nos fazer viver em estado de graça na Sua presença, mas, não sem passarmos pela cruz de cada dia.

.

De fato, de algum modo todos nós passamos por algumas provações neste mundo, seja por conta das nossas fraquezas, seja ainda por conta das dos outros. Todavia, quando permanecemos em estado de graça pela nossa obediência ao Senhor, recebemos Dele inúmeros benefícios para transpormos todos os obstáculos, pois, é Ele mesmo que nos conduz para cumprirmos os Seus Santos desígnios. 

.

Portanto, caríssimos, escutemos o que disse Jesus a são Paulo por ocasião de uma grande tribulação que estava sofrendo: "Mas o Senhor me disse: Basta-te minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força. Portanto, prefiro gloriar-me das minhas fraquezas, para que habite em mim a força de Cristo. 

.

Eis por que sinto alegria nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor de Cristo. Porque quando me sinto fraco, então é que sou forte." (2Cor 12,9-10).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox