Arquivo do blog

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

VINHO NOVO, ODRES NOVOS...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 5,1-11)(04/09/20)
.
Caríssimos, se tem uma tentação que é constante em nossa vida, essa é a de julgar o próximo; por isso, precisamos ser vigilantes (cf. Mt 26,41; Lc 6,36-38), como nos ensinou o Senhor para não cairmos nessa tentação. Pois, só é possível vivermos em paz quando pela oração mental impedimos todo tipo de tentação, especialmente os julgamentos.
.
No Evangelho de hoje Jesus ofusca o julgamento de valor dos Fariseus que o criticaram por verem que os seus discípulos não estavam jejuando; no entanto, o Senhor já os havia orientado sobre essa prática penitencial: "Quando jejuardes, não tomeis um ar triste como os hipócritas, que mostram um semblante abatido para manifestar aos homens que jejuam. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa.
.
Quando jejuares, perfuma a tua cabeça e lava o teu rosto. Assim, não parecerá aos homens que jejuas, mas somente a teu Pai que está presente ao oculto; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á." (Mt 6,16-18).
.
Com efeito, a nossa fé no Senhor Jesus se fundamenta na obediência à Ele, por meio da prática da Sua Palavra, bem como nos ensinou são João: "Eis como sabemos que o conhecemos: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz conhecê-lo e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele.
.
Aquele, porém, que guarda a sua palavra, nele o amor de Deus é verdadeiramente perfeito. É assim que conhecemos se estamos nele:
aquele que afirma permanecer nele deve também viver como ele viveu." (1Jo 2,3-6).
.
Portanto, caríssimos, em Cristo tudo é sempre novo e Ele o demonstra nesse Evangelho por meio da parábola do remendo novo e do vinho novo.
Comentando essa parábola o Santo Padre, o Papa Francisco, disse que os odres e o vinho novo são "as Bem-aventuranças, a lei perfeita do amor que nos liberta das nossas estruturas caducas."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox