Arquivo do blog

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

ENSINADOS POR JESUS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 8,1-3)(18/09/20)

Caríssimos, a liturgia de hoje nos mostra o que é realmente seguir Jesus a partir da condição de discípulos e discípulas tendo como fundamento a atividade que Ele realiza, como vemos nesta narrativa do Evangelho de Lucas: "Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus.

Os doze iam com ele; e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam."

Ora, o que nos chama a atenção nessa narrativa são dois detalhes que muito nos ajuda no seguimento do Senhor. Primeiro detalhe é o objetivo da pregação de Jesus: o anúncio da Boa Nova do Reino de Deus; em seguida, não somente os doze o seguiam, mas também as muitas mulheres que o serviam com suas posses, ou seja, os ajudavam a manter-se enquanto evangelizavam, formando com eles a primeira comunidade cristã.

Portanto, caríssimos, analisando esse serviço para o bem e a salvação das almas, não podemos ter outro objetivo fora desse que o Senhor nos ensina: a pregação da Boa Nova que é a ressurreição, a vida eterna no Reino de Deus; depois, prestar esse serviço com a certeza da Sua Divina Providência, ou seja, de que nada nos falta quando vivemos em estado de graça na Sua presença.

Destarte, seguir Jesus, de fato, é desporjar-se dos interesses pessoais ("deixa tudo e me segue"); da busca da fama("negue-se à si mesmo") e do poder ("toma tua cruz de cada dia"). Sem esse despojamento somos discípulos de nós mesmos e não de Cristo.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox