Arquivo do blog

sábado, 5 de dezembro de 2020

E O SENHOR TEVE COMPAIXÃO DA MULTIDÃO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 9,35–10,1.6-8)(05/12/20)


Caríssimos, para entender Deus e a sua relação conosco basta analisarmos as reações de Jesus junto àqueles que o encontram no exercício do seu ministério. O Evangelho de hoje bem o demonstra: "Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor." 

.

Com efeito, as reações humanas de Jesus frente às nossas necessidades revelam as reações de Deus, nosso Pai, que o faz vir em nosso auxílio à medida que lhe pedimos a sua intervenção. "Então disse Jesus a seus discípulos: “A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”

De fato, por esse episódio vemos que a oração é o espaço sagrado onde encontramos o nosso Pai celestial e interagimos com Ele na certeza de que somos ouvidos e atendidos por sua divina compaixão. No Antigo Testamento o Senhor já o havia revelado isso a Moisés: “Com efeito, qual grande nação tem deuses tão próximos de si como está próximo de nós o Senhor, nosso Deus, cada vez que o invocamos?”

.

De certo, também no Evangelho de hoje o Senhor nos dá a conhecer que as ações de Deus acontecem diretamente ou por meio do serviço que lhe prestamos em prol da salvação temporal e eterna das almas: "E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”

.

Portanto, caríssimos, como faremos isso? Por meio da obedecendo à sua Palavra, seguindo fielmente às suas ordens, ou seja, pelo anúncio, a oração e a vivência dos Santos Mandamentos; porquanto que não esqueçamos, a graça é de Deus, mas, o pôr em prática a graça cabe somente a cada um de nós quando chamados por Ele.

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox