Arquivo do blog

domingo, 6 de dezembro de 2020

A MISSÃO DE JOÃO BATISTA...


 Homilia do 2°Dom do tempo do Advento (Mc 1,1-8)(06/12/20)

.

Caríssimos, todos nós estamos percorrendo a estrada da vida natural neste mundo rumo à eternidade. Todavia, pelo fato de sermos batizados percorremos pela via da perfeição que é Cristo, como Ele mesmo se definiu: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (Jo 14,6).

.

Na primeira leitura o Profeta Isaías anuncia a vinda do Messias e do Seu precursor, João Batista, dizendo ser ele a voz que anuncia um tempo novo em que Deus mesmo estará conosco nos ensinando e nos curado de todos os males, nos libertando de todo o pecado. De fato, quem encontra o Senhor Jesus, encontra todas as graças e todas as bênçãos que Ele veio trazer para a nossa salvação.

.

Na segunda leitura são Pedro nos exorta sobre a necessidade de nos preparar para a Parusia do Senhor, ou seja, para a Sua segunda vinda: "O dia do Senhor chegará como um ladrão, e então os céus acabarão com barulho espantoso; os elementos, devorados pelas chamas, se dissolverão, e a terra será consumida com tudo o que nela se fez. Se desse modo tudo se vai desintegrar, qual não deve ser o vosso empenho numa vida santa e piedosa, enquanto esperais com anseio a vinda do Dia de Deus." (2Pd 3,11-12).

.

O Evangelho de hoje discorre especificamente sobre a missão de João Batista como o precursor de Jesus, o Messias enviado por Deus Pai com o poder do Espírito Santo. À princípio as pessoas o confundiam como se ele fosse o Messias, mas ele logo tratou de tirar essa dúvida, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”.

.

"Por isso João é grande, porque se põe sempre de lado. Ele é grande porque é humilde e toma o caminho do abaixar-se, aniquilar-se, o mesmo que tomará Jesus em seguida. E também nisto oferece um grande testemunho."

(Papa Francisco)

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox