Arquivo do blog

sábado, 26 de dezembro de 2020

MARTÍRIO DE SANTO ESTÊVÃO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 10,17-22)(26/12/20)


Caríssimos, hoje a Igreja celebra o martírio de Santo Estêvão em plena oitava do Natal do Senhor. Santo Estevão foi o primeiro mártir depois de Cristo. De fato, todo mártire de nossa fé carrega na alma a graça da vida eterna prometida pelo Senhor Jesus: "Quem perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, salva-la-á." (Mc 8,35b).

.

Com efeito, ao juntarmos estes dois nascimentos, do Senhor Jesus e o de Estevão, seu discípulo diácono, celebramos ao mesmo tempo Deus que se fez homem nascido da Virgem Maria por obra e graça do Espírito Santo, e o de Estevão que entra na vida eterna vencendo a morte pela mesma ação do Espírito Santo.

.

Jesus antes de ser crucificado perdoou os seus algozes, pois, veio a este mundo para salvar à todos; de igual modo Estevão também os perdoou como Jesus lhe ensinou por palavras e gestos. De fato, a vida vivida em Cristo é um grande mistério de amor que os inimigos da fé jamais poderão impedir ainda o queiram.

.

Comentando esse Evangelho de hoje, disse o Papa Francisco: "Mas por que o mundo persegue os cristãos? O mundo odeia os cristãos pela mesma razão pela qual odiaram Jesus, porque Ele trouxe a luz de Deus e o mundo prefere as trevas para esconder as suas obras malvadas.

.

Recordemos que o próprio Jesus, na Última Ceia, rezou ao Pai para que nos defendesse do mau espírito mundano. Há oposição entre a mentalidade do Evangelho e a mundana. Seguir Jesus significa seguir a sua luz, que se acendeu na noite de Belém, e abandonar as trevas do mundo.

.

Elevemos à Virgem Maria, Mãe de Deus e Rainha dos mártires, a nossa oração para que nos guie e nos ampare sempre no caminho do seguimento de nosso Senhor Jesus Cristo. (Papa Francisco, Angelus, 26/12/16)

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox