Arquivo do blog

domingo, 9 de maio de 2021

O AMOR DE DEUS POR NÓS É ETERNO...


 Homilia do 6°Dom da Páscoa (Jo 15,9-17)(09/05/21)


Caríssimos irmãos e irmãs, Deus nos criou por amor e para o amarmos de todo o nosso coração, e para amarmos uns aos outros; com isso entendemos que o Senhor jamais nos criou para o pecado, uma vez que o pecado é a ruína e a perdição de quem o comete. Todavia, porque nos ama, nosso Pai celestial enviou o Seu Filho, Jesus Cristo para nos libertar do pecado e da morte por Seu Sacrifício de cruz.


Na primeira leitura de hoje vimos como Deus enviou Pedro para levar a salvação aos pagãos, nos mostrando que a Sua Misericórdia e o Seu amor são para todas as suas criaturas, como bem observou o Apóstolo: “De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença”.


Na Segunda leitura são João nos revela a necessidade de reconhecer os nossos pecados para usufluirmos da Misericórdia e do amor de Deus, como Jesus já o havia ensinado: "Eu não vim chamar os justos, mas sim, os pecadores, pois, há mais alegria no céu por um só pecador que se converte do que por noventa e nove justos." Ou seja, o amor de Deus é derramado em nossas almas à mediante que nos arrependemos.


No Evangelho de hoje o Senhor Jesus fala do amor filiós (amizade) que Ele tem por seus discípulos mostrando que é um amor gratuito, porém, que precisa ser correspondido, guardando os seus mandamentos, como Ele guardou os mandamentos do Pai e permanece no Seu amor; depois, amando-nos uns aos outros como Ele nos ama, isto é, dando a própria vida.


Portanto, caríssimos, essa liturgia de hoje nos chama a viver os dons que recebemos de Deus somente para amarmos e sermos felizes no convívio com o Senhor e com todos, mas particularmente com os irmãos e irmãs na fé. (cf. Gl 6,10). Pois, tudo o que Deus criou é bom, é belo, é perfeito; mas, pelo mau uso dos dons de Deus os homens estão tornando este paraíso terrestre um inferno. Cabe a nós conduzidos pelo Senhor Jesus restaura-lo à sua pureza original, à começar por nós mesmos.


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox