Arquivo do blog

terça-feira, 18 de maio de 2021

A TUA PALAVRA, SENHOR, PERMANECE PARA SEMPRE...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 17,1-11a)(18/05/21)


Caríssimos, a Palavra de Deus é a Sua Vontade escrita e proclamada, é a Verdade, por isso, permanece para sempre e renova todas as coisas; pois, quando dita se realiza plenamente; e quando obedecida, transforma a nossa vida, passamos de simples mortais à seres eternos pelo poder de Deus que nos criou por amor à sua imagem e semelhança. É isso o que nos ensina esta liturgia de hoje. 


Na primeira leitura são Paulo ciente do cumprimento de sua missão se despede dos anciãos da Comunidade de Éfeso fazendo uma síntese do seu ministério: "Vós bem sabeis de que modo me comportei em relação a vós, durante todo o tempo. Servi ao Senhor com toda a humildade, com lágrimas e no meio das provações. Nunca deixei de anunciar aquilo que pudesse ser de proveito para vós, nem de vos ensinar publicamente e também de casa em casa."


De fato, a Palavra de Deus anunciada pelos Apóstolos e por todos que seguiram o Senhor Jesus ao longo dos tempos, e que habita nossas almas, é a garantia da vida eterna, porque por Ela cremos que Jesus é o Filho de Deus amado, e que foi enviado para nos salvar por meio do Seu Sacrifício de cruz, e desse modo apagar os nossos pecados por Sua Divina Misericórdia.


Com efeito, tudo o que está nas Sagradas Escrituras e que se constitui o fundamento do ensinamento da Igreja, é obra do Espírito Santo, e se cumpre na íntegra; por outro lado, tudo o que está fora desse ensinamento se constitui pedra de tropeço para aqueles que seguem na vida sem rumo certo, porque somente em Cristo a vida é eterna, e fora Dele não existe salvação.


Portanto, caríssimos, como escreveu são João: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito." Ou seja, a Palavra Divina, Criadora e Redentora, que habita em nossas almas, nos restaura, nos fazer renascer da água e do Espírito Santo para a vida nova que Deus reservou como herança para aqueles que o amam e seguem fielmente o Seu amado Filho, nosso Senhor Jesus Cristo.


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox