Arquivo do blog

quinta-feira, 13 de maio de 2021

COMO ENTENDER A LINGUAGEM DIVINA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 16,16-20)(13/05/21)


Caríssimos, a linguagem divina só pode ser entendida pela ação do Espírito Santo quando nos abrimos a Ele; quando não, pouco ou nada entendemos, é o caso dos discípulos no Evangelho de hoje, que mesmo depois de três anos seguindo Jesus, escutando os seus ensinamentos e vendo os sinais que realiza como o Messias enviado, ainda assim sentiam dificuldade para entender e acolher a sua vinda e missão.


Vejamos isso na narrativa de são João: “Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”. Em verdade Jesus lhes falava da sua morte e ressurreição, e da sua ascensão ao céu.


De fato, a fé na ressurreição dos mortos é um fato consumado porque é um dom do Espírito Santo que nos foi dado no batismo, e como escreveu são Paulo, não crer é contristar o Espírito Santo e deixar de receber o selo da redenção: "Não contristeis o Espírito Santo de Deus, com o qual estais selados para o dia da Redenção." (Ef 4,30).


E como se contrista o Espírito Santo? São Paulo explica: "Toda amargura, ira, indignação, gritaria e calúnia sejam desterradas do meio de vós, bem como toda malícia. Antes, sede uns com os outros bondosos e compassivos. Perdoai-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou, em Cristo." (Ef 4,31-32).


Portanto, caríssimos, no Evangelho de hoje Jesus revela aos discípulos qual a reação deles e do mundo a respeito da Sua Paixão, morte e ressurreição: "Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.


Destarte, ao falar do mundo em oposição à sua vinda, o Senhor Jesus não está se referindo à criação natural, mas sim, àqueles que pensam e agem contra Deus e contra Ele que foi enviado como salvador de todos os que Nele creem e realizam a vontade do Pai.


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox