Arquivo do blog

segunda-feira, 10 de maio de 2021

ENVIA TEU ESPÍRITO SENHOR E RENOVA A FACE DA TERRA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 15,26–16,4a)(10/05/21)


Caríssimos, a nossa caminhada para o céu é um percurso que não fazemos sozinhos, porque seguimos o Senhor Jesus conduzidos por Seu Santo Espírito, como vimos nos Atos dos Apóstolos e na vida de todos os santos e santas em todos os tempos. Porém, porque o mundo não conhece Deus nem o Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, age sempre como oposição a nós que o seguimos, tentado remover-nos da fé.


Com efeito, no Evangelho de hoje, preparando os Apóstolos para os acontecimentos da Sua Paixão, Jesus revela a vinda do Espírito Santo que os fará permanecer firmos na fé sem se deixar abalar por Sua morte de cruz. Diz o Senhor: "Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim." (Jo 15,26). 


De certo, o testemunho do Espírito Santo é a garantia de que o modo de Deus agir é infinitamente superior ao nosso, e se realiza plenamente conforme o Seu Plano divino para a nossa salvação. Como o Senhor mesmo confirma: "Disse-vos essas coisas para vos preservar de alguma queda." Desse modo, é o Senhor quem nos sustenta com o testemunho do Espírito Santo para darmos testemunho da Sua presença conosco no tempo de prova que enfrentamos.


Didimo de Alexandria (Sec. IV), nos mostra como o Senhor nos renova pela ação do Seu Espírito: "O Espírito Santo, que é Deus juntamente com o Pai e o Filho, nos renova pelo batismo; e do nosso estado de imperfeição, reintegra-nos na beleza primitiva. Torna-nos de tal forma repletos de sua graça, que não podemos admitir em nós qualquer coisa que não deva ser desejada. Além disso, liberta-nos do pecado e da morte. E de terrenos que somos, quer dizer, feitos do pó da terra, nos faz espirituais, participantes da glória divina, filhos e herdeiros de Deus Pai.


Faz-nos ainda conformes à imagem do Filho, seus co-herdeiros e irmãos, destinados a ser um dia glorificados e a reinar com ele. Em vez da terra, dá-nos de novo o céu, abre-nos generosamente as portas do paraíso, honra-nos mais do que os próprios anjos. E com as águas divinas do batismo, apaga as imensas e inextinguíveis chamas do inferno."


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox