Arquivo do blog

quinta-feira, 20 de maio de 2021

A UNIDADE É UM DOM DE DEUS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 17,20-26)(20/05/21)


Caríssimos, a unidade é um dom de Deus que nos enviou o Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo com o Espírito Santo para nos fazer um só no seio da Santíssima Trindade; é isso o que o Senhor Jesus nos ensina com a sua oração no Evangelho de hoje: “Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste."


Com efeito, a unidade tão desejada por Jesus e pedida em oração ao Pai, na atual situação da humanidade, só é possível mediante uma intervenção divina, para que haja uma conversão em massa, pois, à medida que os homens se entregam ao pecado, se afastam da presença do Senhor, atraindo com isso a Sua Justiça.


De fato, Deus é amor e misericórdia, porém, para aqueles que se convertem e voltam à prática do bem, ao caminho da unidade desejada por Jesus; caso contrário, apresenta-se como Justo Juiz que julgará a cada um por suas palavras e ações. De certo, todos os pecados podem ser evitados pela oração, pela prática das virtudes e a busca da santidade sem a qual ninguém poderá ver a Deus. (cf. Hb 12,14).


Portanto, caríssimos, peçamos ao Senhor Jesus que nos dê a sua proteção para cumprirmos a nossa missão de testemunhar o Seu Nome, pois, como nos ensinou são Pedro: "Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos." (At 4,12).


Destarte, oremos, com o Salmo responsorial: "Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor”. Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos! Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado." (Sl 115).


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox