Arquivo do blog

quinta-feira, 1 de julho de 2021

O PERDÃO É A FONTE DA NOSSA SALVAÇÃO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 9,1-8)(01/7/2)


Caríssimos, crer em Deus é ter a certeza de que Ele é a nossa única razão de ser e que por isso mesmo jamais nos abandona exatamente porque nos ama. Todavia, de nossa parte requer correspondência ao Seu Divino amor para permanecermos Nele aqui e por toda a eternidade. Bem como nos ensinou são João: "Nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem para conosco. Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele." (1Jo 4,16).


E não adianta pergunta-se o por que de nossa fragilidade, dores e sofrimentos em meio a este mundo tenebroso, pois, nenhuma resposta nos convencerá se não o amarmos acima de todas as coisas e não nos deixarmos amar por Ele. De fato, a chave que abre o nosso entendimento para isso, é e sempre será o amor, que significa obediência filial, pois Deus sempre nos trata como seus filhos e filhas amados.


De certo, o amor requer sacrifício justo, santo, agradável ao coração do nosso Pai Eterno; ora, são Paulo nos ensina (f. Rm 12,1-2) que devemos amar o Senhor ofertando-o tudo o que somos e temos para glorifica-lo com todo o nosso ser e estar no mundo, pois, foi isso o que Ele pediu a Abraão na primeira leitura, ou seja, o sacrifício de quem mais amava na certeza de que Ele cuida muito bem de tudo o que lhe oferecemos, isto é, o que amamos e a nós mesmos.


No Evangelho de hoje o Senhor Jesus diante do perdão dado a um paralítico, foi taxado de blasfemo por aqueles que detinham o poder religioso e a tudo julgava sem dó nem piedade; em outras palavras, sem misericórdia, revelando com isso, que quem não enxerga o bem verdadeiro, é porque faz do mal juízo o critério de discernimento onde fundamenta a sua vida.


Portanto, caríssimos, o Senhor Jesus nos ensinou neste Evangelho de hoje que o perdão é uma ação divina que apaga os nossos pecados e nos dá a imortalidade, porque nos faz ressuscitar com Ele. Destarte, perdoar é amar, é fazer a vontade de Deus, é um exocismo que liberta à nós mesmos e aqueles a quem perdoamos, porque é Deus quem os perdoa por meio de nós.


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox