Arquivo do blog

terça-feira, 30 de novembro de 2021

OS DOIS ENCONTROS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Mt 8,5-11)(29/11/21)

Caríssimos, é próprio do tempo do Advento os exemplos de fé dos que buscam a Deus pela oração e a humildade de coração. O Evangelho de hoje conta o episódio de um oficial romano que se aproximou de Jesus, suplicando: “Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”.

Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado”. Com efeito, prestando bem atenção na atitude de fé desse Centurião percebemos que ela vem acompanhada da virtude da humildade e da certeza de que basta uma Palavra do Senhor para que receba a graça que havia suplicado.

De fato, por esse seu exemplo, aprendemos que pela fé, a oração e a humildade de coração somos prontamente atendidos por Deus em nossas súplicas. Todavia, perguntemos: mas, por que é assim? Porque a fé é o poder de Deus em ação realizando o que não podemos por nós mesmos; por isso, a oração e a humildade de coração nos torna canais de suas graças para nós e para todos por quem intercedemos.

Comentando este Evangelho de hoje, disse o Papa Francisco: "O Senhor ficou maravilhado com o centurião. Ele ficou maravilhado com sua fé. O centurião fez uma jornada para encontrar o Senhor, mas ele fez isso com fé. Ele não apenas encontrou o Senhor, mas conheceu a alegria de ser encontrado por Ele. E este é precisamente o tipo de encontro que desejamos, o encontro de fé. Encontrar o Senhor, mas também permitir-nos ser encontrados por Ele. Isso é muito importante.

Quando saímos para encontrar o Senhor, em certo sentido somos “donos deste encontro”. No entanto, quando nos permitimos ser encontrados por Ele, Ele entra em nós e nos renova a partir de dentro." (Papa Francisco, trechos da meditação matutina, 02/12/13).

Portanto, caríssimos, façamos também nós essa experiência de fé e nos deixemos encontrar pelo Senhor Jesus, como o fez o Centurião que por conta desse seu maravilhoso encontro permaneceu na história da salvação por meio das palavras que pronunciamos na Santa Missa antes da comunhão eucarística: "Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e minha alma será salva."

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox