Arquivo do blog

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

QUANDO VIRÁ O REINO DE DEUS?


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Lc 17,20-25)(11/11/21)

Caríssimos, quando falamos no Reino de Deus, da sua justiça, do paraíso e da felicidade eterna para todos, fiquemos atentos ao que o Senhor Jesus respondeu aos fariseus quando perguntado sobre a vinda do Reino de Deus: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”. Ora, essa resposta nos recorda a nossa filiação divina, ou seja, somos filhos e filhas de Deus a caminho do céu.

De certo, viver como filhos e filhas de Deus requer de nós o amor ao nosso Pai celeste sobre todas as coisas e o amor aos nossos irmãos e irmãs como a nós mesmos, uma vez que o amor supera todas as provações até mesmo a morte de cruz, como nos ensinou o Senhor Jesus: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos." (Jo 15,13).

Com efeito, ao olharmos esse nosso mundo repleto de violência, desmandos, desespero e morte, somos tentados a pensar, mas, como ver o reino de Deus em meio à tanta maldade e injustiça? De fato, o dom de discernimento do Espírito Santo nos dá a conhecer claramente o que é a vontade de Deus e o que não é, para assim vive-la intensamente, como nos ensinou o Senhor Jesus: "Pois desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou." (Jo 6,38).

Aliás, na primeira leitura o escritor sagrado nos mostra como age o Espírito Santo: "Na Sabedoria há um espírito inteligente, santo, único, múltiplo, sutil, móvel, perspicaz, imaculado, lúcido, invulnerável, amante do bem, penetrante, desimpedido, benfazejo, amigo dos homens, constante, seguro, sem inquietação, que tudo pode, que tudo supervisiona, que penetra todos os espíritos, os inteligentes, os puros, os mais sutis." (Sb 7,22-23).

Então, deixemo-nos conduzir pelo Espírito do Senhor, como nos ensinou São Paulo: "Portanto, irmãos, não somos devedores da carne, para que vivamos segundo a carne. De fato, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras da carne, vivereis, pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." (Rm 8,12-14).

Por fim, escutemos atentamente ainda esta outra exortação de são Paulo: "O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e gozo no Espírito Santo. Quem deste modo serve a Cristo, agrada a Deus e goza de estima dos homens. Portanto, apliquemo-nos ao que contribui para a paz e para a mútua edificação." (Rm 14,17-19).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox