Arquivo do blog

sexta-feira, 22 de abril de 2022

OS DISCÍPULOS DE EMAÚS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 24,13-35)(20/04/22)

Caríssimos, o Profeta Habacuc assim nos ensina: "Eis que sucumbe o que não tem a alma íntegra, mas o justo vive por sua fidelidade." (Hab 2,4). De fato, o alicerce da vida em Cristo é crer, amar e segui-lo fielmente por maiores que sejam as adversidades que enfrentamos por conta dos pecados cometidos contra Ele e contra seus seguidores; por isso, cantemos com o salmista: "A nossa confiança está no Nome do Senhor que fez o céu e a terra." (Sl 120).

O Evangelho de hoje dá continuidade às evidências da presença do Senhor Jesus ressuscitado, nele são Lucas conta Sua aparição à dois discípulos que seguiam para o povoado de Emaús, diz ele: "Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram."

De certo, disse-lhes o Senhor: "Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram!" E a partir daí abriu-lhes a mente e explicou as Escrituras fazendo-os entender que tudo isso padeceu pela nossa salvação; e os fez reconhce-lo ao partir o Pão, dando-lhes o privilégio da primeira celebração Eucarística depois da Ressurreição. De imediato voltaram ao Cenáculo onde testemunharam aos outros discípulos esse extraordinário acontecimento.

Portanto, caríssimos, o Senhor Jesus em pessoa também caminha conosco, porém, o que está nos impedindo de reconhce-lo? São Lucas descreve a tristeza, o desânimo e certa falta de esperança da parte dos discípulos de Emaús; e foi isso o que apresentaram ao Senhor quando veio ao seu encontro e lhes explicou as Escrituras, por isso, ao viverem essa experiência disseram: “Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?”

Destarte, repitamos com o Papa Emérito Bento XVI esta conclusão sobre a ressurreição do Senhor: "Que a alegria destes dias torne ainda mais sólida a nossa fiel adesão a Cristo crucificado e ressuscitado. Acima de tudo, deixemo-nos cativar pelo encanto da sua ressurreição." (Bento XVI - Audiência Geral, 26/3/08).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox