Arquivo do blog

quinta-feira, 14 de abril de 2022

O PECADO DE TRAIÇÃO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 26,14-25)(13/04/22)

Caríssimos, a traição é uma das maiores vilanias que existe, é realmente uma trama satánica cuja intenção é destruir suas vítimas cruelmente sem um mínimo de piedade ou compaixão; causa uma enorme dor na alma só em pensar na maldade presente neste terrível comportamento. Que o Senhor Jesus tenha compaixão de quem vive expelindo esse veneno maléfico incrustado nas almas que se deixam dominar por esse espírito imundo.

No relato da paixão e morte do Senhor Jesus, vimos que a maioria dos discípulos fugiu; dentre eles, Judas traiu; e Pedro negou o Senhor três vezes; somente João permaneceu com o Senhor até o fim; todavia, nenhum deles se desesperou, exceto Judas que em seu desespero cometeu suicídio; desse modo, compreendemos que Deus sempre terá compaixão de todos, pois somos pecadores, como nos ensinou o Senhor: "Não vim chamar à conversão os justos, mas sim os pecadores." (Lc 5,32). 

De certo, isso nos serve de alerta para jamais nos desesperar, por maior que seja o nosso pecado; mas sim, nos arrepender como o fez Pedro que chorou amargamente o seu pecado e por isso foi perdoado voltando ao estado de graça para em seguida dar a vida por Cristo e o anúncio do Santo Evangelho.

Portanto, caríssimos, que lições tiramos do pecado de traição que também se faz presente em todos os pecados mortais? Primeiro, não existe pecado sem tentação, sem a permissão do nosso livre arbítrio, e sem o plena consciência do mal praticado. Ou seja, antes das tentações, dos consentimentos e decisões somos livres, depois da queda no pecado somos escravos. 

Segundo, na prática do pecado mortal, deixa-se o amor pelo o ódio; a verdade pela mentira; a salvação pela condenação; a liberdade do estado de graça pela escravidão do pecado; deixa-se de amar e obedecer a Cristo; para seguir o maligno e toda a maldade que ele gera.

Destarte, rezemos com o salmista confiantes na misericórdia divina: "Guardai-me, ó Deus, porque é em vós que procuro refúgio. Digo a Deus: Sois o meu Senhor, fora de vós não há felicidade para mim. Bendigo o Senhor porque me deu conselho, porque mesmo de noite o coração me exorta. Ponho sempre o Senhor diante dos olhos, pois ele está à minha direita; não vacilarei." (Sl 15,1-2.7-8).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox