Arquivo do blog

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

A morte natural revela a nossa condição definitiva...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 17,1-6)(10/11/25)


1. Caríssimos, como tudo neste mundo também nós com o tempo vamos passando, digamos que estamos numa viagem sem retorno, e é nela que nos preparamos para o destino final que é eterno, por isso, é definitiva, sem volta. A pergunta que se nos impõe é esta: estamos preparados, a quem seguimos e como seguimos?

2. Decerto, se seguimos o Senhor Jesus como único caminho e verdade que nos leva à vida eterna, jamais tropeçamos nem causamos escândalos; porque quem o segue sabe que sem Ele nada somos, nada temos e nada podemos por nós mesmos. Aliás, é o Senhor quem nos ensina isto: "Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (Jo 15,5).

3. Com efeito, todos os pecados e escândalos praticados neste mundo revelam quem são os inimigos de Cristo, embora muitos digam que o seguem e o proclamam, mas, na verdade, o profanam e desonrram pelos atos praticados; a estes diz o Senhor: "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não pregamos nós em vosso nome, e não foi em vosso nome que expulsamos os demônios e fizemos muitos milagres? E, no entanto, eu lhes direi: Nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, operários maus!" (Mt 7,22-23).

4. Na primeira leitura do Livro da Sabedoria, diz o hagiógrafo (escritor sagrado): "Amai a justiça, vós que governais a terra; tende bons sentimentos para com o Senhor e procurai-o com simplicidade de coração. Ele se deixa encontrar pelos que não exigem provas, e se manifesta aos que nele confiam. Pois os pensamentos perversos afastam de Deus; e seu poder, posto à prova, confunde os insensatos. (Sab 1,1-2)

5. Por isso, muito atenção à estas palavras: "Sim, a Sabedoria é um espírito que ama os homens, mas não deixará sem castigo o blasfemador pelo crime de seus lábios, porque Deus lhe sonda os rins, penetra até o fundo de seu coração, e ouve as suas palavras." Sb (1,4.6).

6. Portanto, caríssimos, para vivermos em perfeita harmonia e comunhão com a vontade de Deus, sigamos esta exortação do Profeta Miquéias: "Já te foi dito, ó homem, o que convém, o que o Senhor reclama de ti: que pratiques a justiça, que ames a bondade, e que andes com humildade diante do teu Deus." (Miq 6,8).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox