PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 21,20-28)(27/11/25)
1. Caríssimos irmãos e irmãs, para os pessimistas de plantão ou anunciadores do caos, os sermões escatológicos do Senhor Jesus, são tragédias terríveis que se abaterão sobre a humanidade como nunca visto antes.
2. Não resta dúvida de que a Palavra do Senhor se cumprirá na íntegra; todavia, Ele nos tranquiliza, dizendo: "Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.
.
3. São Pedro, na sua segunda Carta, descreve com precisão como se darão estes acontecimentos escatológicos: "Entretanto, virá o dia do Senhor como ladrão. Naquele dia os céus passarão com ruído, os elementos abrasados se dissolverão, e será consumida a terra com todas as obras que ela contém.
.
4. Uma vez que todas estas coisas se hão de desagregar, considerai qual deve ser a santidade de vossa vida e de vossa piedade, enquanto esperais e apressais o dia de Deus, esse dia em que se hão de dissolver os céus inflamados e se hão de fundir os elementos abrasados!
5. Nós, porém, segundo sua promessa, esperamos novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça." Ou seja, tais acontecimentos são o início das dores, para em seguida vir o dia do Senhor como um ladrão, isto é, para os maus esse dia virá quando menos esperarem.
.
6. Decerto, o temor medo pode até ajudar, mas, em se tratando dos acontecimentos escatológicos, ele se torna mais um impecilho do que uma ajuda; pois, o que nos prepara mesmo para esses acontecimentos, são: a fé, o amor a Deus sobre todas as coisas; as obras de misericórdia e a prática dos Sacramentos que nos leva a seguir fielmente os passos do Senhor, que nos conduz ao Reino dos céus, à vida eterna.
.
7. "Portanto, caríssimos, esperando estas coisas, esforçai-vos em ser por ele achados sem mácula e irrepreensíveis na paz." Em outras palavras, é o "vigiai e orai" do "já e ainda não" escatológico. Em suma, isto implica um estado de alerta constante, um estar atento às tentações, aos enganos e às fraquezas da natureza humana, para não cairmos nelas.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:
Postar um comentário