PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 16,9-15)(08/11/25)
1. Caríssimos, no caminho que percorremos rumo a eternidade existem muitas armadilhas e assaltos do inimigo de nossas almas tentando nos desviar do propósito divino à nosso respeito, ou seja, tentando nos separar de nosso Senhor Jesus Cristo, o único tesouro que Deus Pai nos deu para chegarmos ricos no Reino dos céus.
2. Todavia, para acolhermos esse tesouro se faz necessário o desapego de nós mesmos e das coisas deste mundo, porque sem essa atitude interior, cuntinuaremos divididos querendo servir a dois senhores. Por isso, disse Jesus: "Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”.
3. Ainda neste mesmo Evangelho, enquanto o Senhor Jesus continuava exortar os seus discípulos quanto ao perigo do apego às riquezas deste mundo: "Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. Então Jesus lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens, é detestável para Deus”.
4. Ou seja, tudo o que existe neste mundo não passa de poeira que o vento leva; o que conta mesmo é sermos ricos das virtudes eternas, pois, estas são tesouros que "nem a traça nem os vermos corroem, nem a ferrugem destrói e nem os ladrões roubam."
5. Portanto, caríssimos, quem vive para Deus neste mundo faz da sua vida uma constante expressão da Sua presença, desse modo, torna-se testemunha fiel da Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo e sacrário vivo que o transporta a todos que encontra a caminho da vida eterna.
6. Destarte, quando falhamos no nosso testemunho, a Palavra do Senhor revela as nossas atitudes nefastas, pois, estas nunca agradam a Deus, por isso, felizes são os que se deixam corrigir por Ele, como nos revela a Carta aos Hebreus:
7. "Filho meu, não desprezes a correção do Senhor. Não desanimes, quando repreendido por ele; pois o Senhor corrige a quem ama e castiga todo aquele que reconhece por seu filho." (Pr 3,11s). (Heb 12,5b-6). Ou seja, melhor ser corrigidos por Deus que por sua correção nos liberta dos pecados e de suas consequências, do que nos perder como filhos rebeldes.
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:
Postar um comentário