QUARTA-FEIRA DE CINZAS (Mt 6,1-6.16-18)(18/02/26)
.
1. Caríssimos, com a quarta-feira de cinzas a Igreja dá início ao tempo litúrgico da Quaresma, ou seja, quarenta dias de jejum e penitência em preparação à Paixão, morte e ressurreição do Senhor Jesus, e a sua vitória sobre o pecado, o maligno e a morte.
2. Com efeito, é bem como nos exortou são Paulo: "Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus." (2Cor 5,20). Em outras palavras, é tempo de conversão, de penitência e da prática das boas obras. A reconciliação não é algo que o ser humano conquista por esforço próprio, mas é um presente já preparado por Deus através do sacrifício do seu Filho Jesus, basta a nós acolhe-lo com fé.
.
3. De fato, a luta contra o pecado é constante; todavia, o poder para vence-lo é infinito e nos vem do Senhor que nos deu o Seu Santo Espírito para nos conduzir nas batalhas que lutamos. São estas as armas a serem usadas: a oração interior, o jejum e a esmola, que são os três alicerces da prática penitencial que nos levam à verdadeira reconciliação com Deus e entre nós.
.
4. O Santo Padre, o Papa Francisco numa de suas audiências públicas numa quarta-feira de cinzas, assim discorreu sobre este tempo litúrgico: “Hoje, iniciamos o caminho quaresmal, caminho de quarenta dias em direção à Páscoa, rumo ao coração do ano litúrgico e da fé. É um caminho que segue o de Jesus, que no início de seu ministério se retirou por quarenta dias para rezar e jejuar, tentado pelo diabo, no deserto.
.
5. O deserto é o lugar em que se toma distância do barulho que nos circunda. É ausência de palavras para dar espaço a outra Palavra, a Palavra de Deus, que acaricia o nosso coração com a brisa suave [da sua voz].
6. O deserto é o lugar da Palavra, com letra maiúscula. Na Bíblia, o Senhor gosta de conversar conosco no deserto. No deserto, se ouve a Palavra de Deus, que é como um som suave." Pois, é no silêncio que Ele nos comunica a sua vontade, abafando com isso o barulho do mundo.
.
7. Destarte, disse ainda o Santo Padre: “A Quaresma é o tempo propício para abrir espaço à Palavra de Deus. É o tempo para desligar a televisão e abrir a Bíblia. É o tempo para se desligar do telefone celular e se conectar com o Evangelho. É o tempo de renunciar a palavras inúteis, conversinhas, fofocas, mexericos e se aproximar do Senhor." E se deixar conduzir por Ele.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:
Postar um comentário