Arquivo do blog

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Catando Xepa na Celebração Latino-Americana e Caribenha dos 800 anos do Carisma Franciscano


Paz e bem!

Começo meu relato informando que eu não estava inscrito para a Celebração Latino-Americana e Caribenha dos 800 anos do Carisma Franciscano. E isto porque a Família Franciscana do Brasil (FFB) mudou o endereço do site. Frequentemente eu tentava acessar o site mas eu tinha o endereço antigo e só descobri o novo endereço poucos dias após o final do prazo de inscrição; mesmo assim mandei o pedido mas negaram-no.
Conforme me informou o Frei Aldir Crocoli eu devo "agradecer" aos franciscanos e franciscanas de Petrópolis que, tentando impedir a mudança da sede da FFB de lá para Brasília, não repassaram os dados do site antigo em retalhação contra a mudança. Assim fui uma das vítimas desta briguinha.

Mas como para mim mais importante que as palestras é o encontro com pessoas que têm aspirações similares eu resolvi ir à Brasília mesmo sem inscrição.

Nos congressos e eventos similares que já havia participado a área dos estandes de exposição e venda de material é franqueada ao público; o que permite um diálogo não só entre os congressistas, mas também com diversas pessoas (principalmente do local do evento) que por diversos motivos não se inscreveram.

Ocorre que desta vez na Escola Paroquial Santo Antônio, local da Celebração, até mesmo esta área só era acessível a quem estivesse credenciado com crachá. No meio da manhã, durante o intervalo, o Osvaldo permitiu meu acesso e com isto consegui comprar vários livros e algumas camisetas. Pretendia ficar por ali mesmo, pois inclusive havia alguns televisores que estavam transmitindo as palestras; porém um coordenador do evento exigiu que eu fosse retirado do local.

Assim retornei à entrada da escola e comecei a ler os livros que comprara. Pelo meio-dia deixei minha sacola com o pessoal do credenciamento e fui procurar um local para almoçar. A tarde retornei e continuei minha leitura.

A noite a programação da celebração era a apresentação da cantata O Pergrino de Assis no Teatro Nacional e a organização da Celebração disponibilizou ônibus para levar o pessoal até lá. Como os motoristas não olhavam quem tinha crachá fui com todo o mundo. Na entrada do Teatro Nacional conheci pessoalmente o Lenivaldo, a quem conhecia pelo Orkut. Quanto a cantata registro que é muito bonita e espero que gravem um CD. Assim terminou a sexta-feira.

No sábado quando cheguei todos já estavam nas oficinas e retomei minhas leituras até que ouvi que havia uma oficina no Salão Paroquial. Fui até lá e, conseguindo entrar, participei da Oficina de Contemplação.

Após o o almoço nos arredores retornei a entrada da escola e as minhas leituras até que alguns voluntários que estavam precisando esfriar a cabeça me convidaram para dar um passeio pela cidade. Após o passeio retornei à escola e ao final da tarde voltei para casa de meu primo onde estava pousando.

Domingo foi a missa e caminhada. Como aí ninguém exigia crachá participei normalmente e como todo mundo após a entrega da carta aos governantes ao Vice-Presidente José Alencar visitei o Palácio do Planalto.

Este é o relato de minha participação marginal na celebração, espero que algumas pessoas que encontrei lá eu que estou convidando para participarem do blog apresentem relatos com outra óptica e até mais proveitosa.

Agradeço as pessoas da JUFRA-DF e OFS-DF que tentaram intermediar para que eu pudesse ter um maior proveito.

PS: Torço para que o superior do Frei ****a* determine que ele tire férias, pois o stress que ele estava não vai ser resolvido apenas com o encerramento do envento.

Um comentário:

  1. Eugênio,
    foi muito bom lhe conhecer no evento, espero que tenha gostado da ida ao museu e tenha feito uma boa viajem de volta. Também fiquei triste por conta do veto à participação de Leonardo Boff, mas acho que vida dele copia a de muitos outros cuja a força do testemunho e a virtude da palavra incomodam quem não entende o que significa Liberdade e confundem Autoridade com Autoritarismo.
    Espero lhe encontrar de novo por aí, em outras condições e situações mais acolhedoras, é claro (rsss), mas sempre no espirito franciscano da "Perfeita Alegria".
    Grande abraço pra toda família, e em especial pra seu menino.
    Paz e Bem e tudo de bom!!!
    Cristiano (Colaborador - JufraDF)

    ResponderExcluir

Firefox