Arquivo do blog

terça-feira, 14 de outubro de 2008

A REVELAÇÃO EM SÃO JOÃO BATISTA


"Da Galiléia foi Jesus ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele. João recusava-se: Eu devo ser batizado por ti e tu vens a mim! Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa. Então João cedeu. Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus. E do céu baixou uma voz: Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição". (Mt 3,13-17).

Este texto de São Mateus nos revela a profunda união entre Jesus, o Filho de Deus e João, o batista, aquele que foi enviado por Deus como precursor do Messias que devia ver a este mundo. Também nos revela a autenticidade do ministério profético de João, pois, ele é o último dos profetas, antes da vinda do Messias.
"João Batista, filho de Zacarias e Isabel, precursor de Jesus (Lc 1,57-80). É de família aristocrático-sacerdotal (Lc 1,5-7; 1Cr 24,10; Nm 18,9). É o novo Elias (Mt 3,1-3; 11,14 e nota; Lc 1,17; Ml 3,1-2.23; Eclo 48,10). É o novo Samuel que deve ungir o Rei-Messias (Lc 1,7.15; 3,21s; 1Sm 1,5-11 e 16,12s). É o profeta-monge, separado do mundo (Mt 3,1; 11,7-10)". (Dic. Bíblico).

João significa: "o Senhor é favorável": ele é aquele de quem Jesus diz: "Em verdade vos digo: entre os filhos das mulheres, não surgiu outro maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele. Porque os profetas e a lei tiveram a palavra até João. E, se quereis compreender, é ele o Elias que devia voltar. Quem tem ouvidos, ouça". (Mt 11,11.13-15).
Em outras palavras, João representa o ápice da revelação que aponta: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". (Jo 1,29). E ainda, "Eu vos batizo com água, em sinal de penitência, mas aquele que virá depois de mim é mais poderoso do que eu e nem sou digno de carregar seus calçados. Ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo".(Mt 3,11).

Com Isto, João revela que Jesus é cumpridor das promessas que Deus Pai havia feito ao seu povo no profeta Joel: "Acontecerá nos últimos dias - é Deus quem fala -, que derramarei do meu Espírito sobre todo ser vivo: profetizarão os vossos filhos e as vossas filhas. Os vossos jovens terão visões, e os vossos anciãos sonharão”.

“Sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei naqueles dias do meu Espírito e profetizarão. Farei aparecer prodígios em cima, no céu, e milagres embaixo, na terra: sangue fogo e vapor de fumaça. O sol se converterá em trevas e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor. E então todo o que invocar o nome do Senhor será salvo". (Jl 3,1-5).

Por fim, o Senhor Jesus, selando a missão de João e a sua, acrescenta: “A quem hei de comparar esta geração? É semelhante a meninos sentados nas praças que gritam aos seus companheiros: Tocamos a flauta e não dançais, cantamos uma lamentação e não chorais. João veio; ele não bebia e não comia, e disseram: Ele está possesso de um demônio. O Filho do Homem vem, come e bebe, e dizem: É um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos devassos. Mas a sabedoria foi justificada por seus filhos”.

Paz e Bem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox