Modo de conservar a reputação
juntamente com o espírito de humildade
juntamente com o espírito de humildade
O louvor, a honra e a glória não são o
preço duma virtude comum, mas duma virtude rara e excelente. Louvando uma pessoa, queremos que outros a estimem, e, honrando-a nós mesmos, manifestamos a estima que lhe devotamos; e a glória é um certo resplendor da reputação que provém dos louvores que se lhe dão e das honras que se lhe tributam, semelhante ao brilho e esmalte de diversas pedras preciosas que, todas juntas, formam uma única coroa.
preço duma virtude comum, mas duma virtude rara e excelente. Louvando uma pessoa, queremos que outros a estimem, e, honrando-a nós mesmos, manifestamos a estima que lhe devotamos; e a glória é um certo resplendor da reputação que provém dos louvores que se lhe dão e das honras que se lhe tributam, semelhante ao brilho e esmalte de diversas pedras preciosas que, todas juntas, formam uma única coroa.
Ora, a humildade, nos impede de todo o amor e estima
de nossa própria excelência, também não pode consentir que busquemos louvores,
honras e glórias, que só são devidas ao merecimento da excelência e da distinção.
Entretanto, aconselha o sábio que cuidemos de nosso bom nome, porque a reputação
não se funda na excelência duma
virtude ou perfeição, mas nos bons costumes e na integridade da vida; e, como a humildade não proíbe crer que temos este merecimento comum e ordinário, também não nos proíbe que amemos e cuidemos da
reputação.
virtude ou perfeição, mas nos bons costumes e na integridade da vida; e, como a humildade não proíbe crer que temos este merecimento comum e ordinário, também não nos proíbe que amemos e cuidemos da
reputação.
É verdade que a humildade desprezaria a
fama, se não fosse necessária à caridade; mas, sendo a reputação um dos principais fundamentos da sociedade humana e sendo nós sem ela não só inúteis, mas até perniciosos ao bem público, pela razão do escândalo que damos, a caridade nos obriga a desejá-la e conservá-la, e a humildade conforma-se com esses desejos e cuidados.
fama, se não fosse necessária à caridade; mas, sendo a reputação um dos principais fundamentos da sociedade humana e sendo nós sem ela não só inúteis, mas até perniciosos ao bem público, pela razão do escândalo que damos, a caridade nos obriga a desejá-la e conservá-la, e a humildade conforma-se com esses desejos e cuidados.
Não se pode dizer que o bom nome é para o homem o que
o verde duma bela folhagem é para uma árvore? Com efeito, não são muito
apreciadas as folhas duma árvore, mas servem para embelezá-la e conservar-lhe
os frutos ainda verdes e novos; assim a reputação não é um bem desejável em si,
mas serve de ornamento à nossa vida e muito nos ajuda a conservar as virtudes, principalmente
as que ainda são tenras e frágeis; pois a obrigação de manter a reputação e ser
em verdade aquilo que nos julgam tem grande influência e faz uma suave reação
numa alma enerosa.
Conservemos as virtudes, porque são agradáveis a Deus,
o grande e supremo fim de todas as nossas ações. Mas, como quem quer guardar
por muito tempo alguns frutos intactos, não se contenta de os pôrem conserva,
mas os coloca em vasos próprios para este fim, assim, ainda que o amor de Deus
seja o principal conservador de nossas virtudes, utilmente poderemos empregar
em conservá-las o amor à nossa reputação.
Contudo, não se deve fazer isso com um demasiado ardor
e exatidão. Quem é, pois, tão sensível e delicado para com seu bom nome
assemelha-se a certos homens que logo tomam remédio por qualquer incômodo insignificante,
estragando assim a saúde em vez de conservá-la. E mesmo a delicadeza exagerada
em conservar a fama a põe inteiramente a perder, porque essa sensibilidade extrema
nos torna insuportáveis, aborrecidos e esquisitos e provoca contra nós as
línguas maldizentes.
A dissimulação e o desprezo da detração ou calúnia é
de ordinário um remédio mais salutar que o ressentimento, a contenda ou a
vingança.
O desprezo dissipa tudo, ao passo que a cólera dá um
ar de credibilidade ao que se diz. Conta-se que os crocodilos só mordem a quem
tem medo deles; assim também, digo, a detração ou maledicência só prejudica a
quem faz caso dela.
Um temor excessivo de perder a fama dá
ensejo a outros de pensar que aquela pessoa não se fia muito de seus merecimentos ou da virtude que lhe serve de base. Numa cidade que só tem pontes de madeira sobre os grandes rios, crê-se que qualquer inundação as joga abaixo; mas onde as pontes
são de pedra só há perigo de ruína numa
inundação extraordinária.
ensejo a outros de pensar que aquela pessoa não se fia muito de seus merecimentos ou da virtude que lhe serve de base. Numa cidade que só tem pontes de madeira sobre os grandes rios, crê-se que qualquer inundação as joga abaixo; mas onde as pontes
são de pedra só há perigo de ruína numa
inundação extraordinária.
As almas verdadeiramente cristãs desprezam essa
torrente de palavras de que a detração enche o mundo; os fracos é que se inquietam
de tudo o que dizem sobre eles. Sem dúvida, todo aquele que quer
ver a sua boa fama espalhada por toda parte, a perde completamente; e quem quer receber honras de homens desonrados pelo vício bem merece perdê-las totalmente.
ver a sua boa fama espalhada por toda parte, a perde completamente; e quem quer receber honras de homens desonrados pelo vício bem merece perdê-las totalmente.
A reputação não é como uma placa que dá a conhecer
onde mora a virtude; a virtude lhe deve ser preferida sempre e em toda parte.
Portanto, se disserem que és uma hipócrita, porque
vives cristãmente, ou um covarde, porque perdoaste a injúria que o próximo te
fez, despreza semelhantes juízos;pois, além de virem de gente estúpida e por
muitas razões desprezível, seria necessário abandonar a virtude para conservar
a reputação. Os frutos das árvores valem mais do que as folhas; nós evemos
preferir os bens interiores aos bens exteriores. Sim, pode-se ser cuidadoso de
sua honra, mas nunca idólatra, e como nada se deve fazer que ofenda os olhos da
gente de bem, tampouco se deve agradar aos olhos dos maus. O salmista diz que a
língua maldizente é semelhante a uma navalha afiada e nós podemos comparar a
boa fama a uma cabeleira que, sendo cortada ou raspada completamente, cresce
ainda mais densa e bela; mas, se os cabelos forem arrancados até à raiz, já não
crescem quase nunca. Assim também uma vida desregrada e escandalosa nos destrói
a reputação e será dificílimo restabelecê-la. porque está destruído o seu fundamento
ou a honradez dos costumes, que, enquanto existe, sempre nos pode restituir a
honra que a difamação nos tiver roubado.
É necessário, portanto, deixar uma conversa vã, uma
companhia Inútil, uma amizade frívola, um divertimento, um prazer, se a
reputação sofre com isso, posto que valha muito mais que estas satisfações
humanas. Mas, se, por causa de exercícios de piedade, do progresso na vida
espiritual, de aplicação para merecer os bens eternos, o mundo murmurar, rosnar
e prorromper em detrações e calúnias, deixemos, como se diz, os cães latirem
contra a lua; a navalha servirá à nossa honra,
como a faca de podar a vinha, que a corta e faz abundar em uvas.
como a faca de podar a vinha, que a corta e faz abundar em uvas.
Tenhamos sempre os olhos fixos em Jesus
crucificado: caminhemos por suas sendas com confiança e simplicidade, mas também com prudência e discrição: ele será o protetor de nossa raputaçâo: e, se ele permitir que se manche ou perca inteiramente, será para nos enaltecer mesmo aos olhos dos homens ou para nas fazer progredir na humildade, da qual te diga, em linguagem familiar, que uma onça vale mais que mil libras de fama.
crucificado: caminhemos por suas sendas com confiança e simplicidade, mas também com prudência e discrição: ele será o protetor de nossa raputaçâo: e, se ele permitir que se manche ou perca inteiramente, será para nos enaltecer mesmo aos olhos dos homens ou para nas fazer progredir na humildade, da qual te diga, em linguagem familiar, que uma onça vale mais que mil libras de fama.
Se nos repreendem injustamente, oponhamas a verdade à
calúnia, com muita paz e sossego; e, se a calúnia ainda continua, permaneçamos
nós em nossa humildade, depositando nossa honra e nossa alma nas mãos de Deus,
com a que a conservaremos com muito maior segurança. Imitemos o divino Mestre
na boa e má fama, camo dizia S. Paulo, para que possamos dizer como Davi: Por
tua causa, meu Deus, tenho sofrido afronta; foi coberto de confusão o meu
rosto.
Duas exceções, na entanto, é necessário fazer: a
primeira concerne a certos crimes tão graves e infames de que ninguém deve
sofrer a censura, se se pode justificar; a segunda é referente a certas pessoas,
cuja reputação é necessária ao bem público. Nestes dois casos, segundo a
sentença dos teólogos, é necessária defender-se tranqüilamente a reputação dos agravos
recebidos.
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