Arquivo do blog

sexta-feira, 13 de abril de 2012

POR QUE PARECE QUE TUDO DÁ ERRADO NESTE MUNDO?







Porque para muitos, Deus parece distante de tudo o que há; assim como para os “entendidos” deste mundo, Ele é o grande ausente daqui ou talvez viva em outro mundo, pouco se importando com o que somos e vivemos; por isso, não lhe dão a devida atenção ou mesmo crença. E assim, formulam teorias, patifarias, falsas religiões, vãs filosofias, cultos satânicos, músicas de igual modo diabólicas, modismos exacerbados, regras e costumes esdrúxulos e toda espécie de deformação de caráter e bons costumes. E o que vemos nesse mundo sem Deus? Miséria, decadência, indiferentismo, vícios e mais vícios e tudo o que beira ao ridículo, nada mais.

Mas será que Deus é do jeito que pensam Ele? O que é se sentir notado por Deus ou mesmo protegido por Ele? Ou, ainda, qual é a atenção que se lhe damos?

Porque, de fato, vivemos em meio a esse mundo físico como se tudo dependesse ou dependa somente de nossas decisões, sejam elas certas ou erradas, para ele ser o que é; e até nos comportamos como se não houvesse nenhuma ligação entre nosso mundo físico e o metafísico que o sustenta. E com isso, perdemos o élan vital, nossa Fonte Primeira, nosso elo sagrado; para vivermos a partir do instintivo racional, como se não tivéssemos alma imortal ou como se a vida se resumisse somente à realidade que vivemos no tempo.

Ora, para respondermos às perguntas formuladas acima, temos que fazer a experiência de ressurreição com Cristo Jesus (cf. Col 3,1-17); caso contrário, permanecemos na morte e, com isso, fazemos apenas a experiência do pecado de não crê em Deus e de não interagirmos com Ele neste mundo; pois, ninguém está mais presente e atuante na obra da criação do que o próprio Criador, haja vista as leis físicas e divinas que nos regem. Assim, queiram os homens ou não, tudo o que contraria estas leis, resulta em pesados danos, tanto para as criaturas racionais quanto para as irracionais e também para todo nosso habitat natural.

Logo, os homens que agem como se Deus não existisse, se perdem nas mais terríveis confusões, porque tudo o que empreendem, o fazem baseados em interesses materiais, visando um conforto ou uma vida melhor apenas para si e os seus; e não para o bem de todos. Desse modo, tomam decisões políticas, jurídicas, comerciais ou mesmo pessoais, profundamente tendenciosas e egoístas; isto porque os seus interesses falam mais alto do que as necessidades gritantes presente em nossa sociedade como um todo.

E assim fazem imperar a injustiça, a opressão, a corrupção, a violência e todas as mazelas que têm feito deste mundo um inferno. Porque o ser humano sem a presença de Deus em sua vida, se comporta como se fosse um demônio, visto que, não leva em conta o devir, mas apenas o ser e estar no mundo. Ora, o homem sem a esperança do devir não consegue construir um mundo novo a partir da fé em Deus e de sua comunhão com Ele, porque vive desligado Dele devido às atitudes contrárias às suas leis e mandamentos.

Portanto, quando nos sentimos notados e protegidos por Deus é porque damos a devida atenção às suas leis e nos deixamos conduzir por elas que nos levam à plenitude da comunhão como Ele, que nos redimiu para vivermos neste mundo como seus filhos e filhas, ou seja, portadores do Dom do Espírito Santo, para fazermos o bem e somente o bem que nos identifica, por meio da obediência, com o Seu Filho, Jesus Cristo, que se deu por nós, isto é, que morreu e ressuscitou para vivermos como homens e mulheres que servem a Deus dia e noite neste mundo.

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.

***
“Eu vos exorto, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus: é este o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito”. (Rom 12,1-2).
***



  Creative Commons License
FREI FERNANDO, VIDA, FÉ E POESIA by Frei Fernando,OFMConv. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox