Arquivo do blog

terça-feira, 19 de março de 2019

SOLENIDADE DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO...


Solenidade de São José (Mt 1,16.18-21.24a)(19.03.19)
.
Caríssimos irmãos e irmãs, todos os desígnios de Deus se realizam por meio da fé de seus filhos e filhas, porque esse dom nos leva a realização de sua vontade; aliás, todas as promessas do Senhor se cumprem por meio da fé. Por exemplo, o rei Davi acreditou e o Senhor realizou a promessa da estabilidade do reino por meio do nascimento do Seu Filho Jesus Cristo gerado pelo Espírito Santo no seio da Santíssima Virgem Maria, sua descendente direta, como vimos no Evangelho de hoje.
.
A Igreja neste dia celebra a Solenidade de São José, esposo da Virgem Maria, pai adotivo de Jesus e protetor da Sagrada Família. Ora, "quando a providência divina escolhe alguém para uma graça particular ou estado superior, também dá à pessoa assim escolhida todos os carismas necessários para o exercício de sua missão. Isto verificou-se de forma eminente em São José, pai adotivo do Senhor Jesus Cristo e verdadeiro esposo da rainha do mundo e senhora dos anjos."
.
"Com efeito, ele foi escolhido pelo Pai eterno para ser o guarda fiel e providente dos seus maiores tesouros: o Seu Filho Jesus Cristo e a Virgem Maria sua mãe. E cumpriu com a máxima fidelidade sua missão. Eis por que o Senhor lhe disse: Servo bom e fiel! Vem participar da alegria do teu Senhor! (Mt 25,21)."
.
De fato, São José, como diz o Evangelho desta Solenidade, era um homem justo, fiel e obediente, o que o levou facilmente a seguir o que o anjo lhe revelou em sonho. Desse modo, ele foi o primeiro, depois de Maria, a conhecer o cumprimento da promessa da vinda do Messias, o Filho de Deus, descendente do rei Davi.
.
Oremos, então: "Lembrai-vos de nós, São José, e intercedei com vossas orações junto de vosso Filho adotivo; tornai-nos também propícia vossa Esposa, a santíssima Virgem, mãe daquele que vive e reina com o Pai e o Espírito Santo pelos séculos sem fim. Amém."
.
Paz e Bem!
.
Fr Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox