Arquivo do blog

terça-feira, 12 de maio de 2020

DEIXO-VOS A PAZ, DOU-VOS A MINHA PAZ...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 14,27-31a)(12/05/20)
.
Caríssimos, se existe um estado de alma que mais desejamos este se chama paz; todavia, no mundo conflituoso que vivemos, ela está se tornando cada vez mais difícil; por isso, peçamos ao Senhor para acolhermos sua paz tal como Ele nos a comunica no Evangelho de hoje: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração."
.
O santo Padre, o Papa Francisco, na audiência geral de 15 de abril passado, fez um belíssimo comentário a respeito dessa frase de Jesus: "Devemos orientar-nos entre duas ideias de paz: a primeira é a bíblica, onde aparece a maravilhosa palavra shalom, que exprime abundância, prosperidade, bem-estar. Quando em hebraico se deseja shalom, deseja-se uma vida boa, plena, próspera, mas também de acordo com a verdade e a justiça, as quais terão cumprimento no Messias, Príncipe da paz (cf. Is 9, 6; Mq 5, 4-5).
.
Depois há o outro sentido, mais generalizado, em que a palavra “paz” é entendida como uma espécie de tranquilidade interior: estou tranquilo, estou em paz. Esta é uma ideia moderna, psicológica e mais subjetiva. Pensa-se geralmente que a paz é sossego, harmonia, equilíbrio interior.
.
Este conceito da palavra “paz” é incompleto e não pode ser absolutizado, porque na vida o desassossego pode ser um importante momento de crescimento. Muitas vezes é o próprio Senhor que semeia a inquietação em nós para irmos ao seu encontro, para o encontrarmos.
.
Muitas vezes o Senhor deve ser um “sinal de contradição” (cf. Lc 2, 34-35), abalando as nossas falsas certezas para nos conduzir à salvação. E nesse momento parece que não temos paz, mas é o Senhor que nos coloca neste caminho para alcançarmos a paz que Ele próprio nos concederá."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox