Arquivo do blog

sábado, 2 de maio de 2020

SENHOR, EU CREIO EM TI PARA ALÉM DOS MEUS CONCEITOS...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 6,60-69)(02/05/20)
.
Caríssimos, a liturgia deste dia nos mostra a reação de alguns dos discípulos ao ouvirem as palavras inquietantes de Jesus, que lhes disse da necessidade de comer a sua carne e beber o seu sangue para permanecer Nele e ter a vida eterna. Ora, "Muitos dos seus discípulos, ouvindo-o, disseram: Isto é muito duro! Quem o pode admitir? Desde então, se retiraram e já não andavam com ele." (Jo 6,60.66).
.
O santo Padre, o Papa Francisco, numa de suas audiências, disse o seguinte à respeito desse episódio: "As palavras de Jesus sempre nos põem em crise, por exemplo diante do espírito do mundo, da mundanidade. Mas Jesus oferece a chave para superar as dificuldades: uma chave composta por três elementos.
.
Primeiro, a sua origem divina: Ele desceu do céu e subirá «para onde estava antes» (v. 62). Segundo: as suas palavras só podem ser compreendidas através da ação do Espírito Santo, Aquele «que dá a vida» (v. 63), pois, é precisamente o Espírito Santo que nos faz entender bem Jesus. Terceiro: a verdadeira causa da incompreensão das suas palavras é a falta de fé: «Mas há alguns entre vós que não crêem» (v. 64), diz Jesus."
.
Ora, diante das diserções "de muitos dos seus discípulos," Jesus perguntou aos Apóstolos: "Vós também vos quereis ir embora?” Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.
.
Portanto, caríssimos, cabe a cada um de nós perguntar, quem realmente é Jesus para mim? Será que o conheço de verdade? Como me relaciono com Ele? Destarte, precisamos viver a nossa intimidade com o Senhor como Ele nos ensinou nesse Evangelho: "O espírito é que vivifica, a carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são espírito e vida." (Jo 6,63).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox