Arquivo do blog

sábado, 30 de maio de 2020

"TU, SEGUE-ME"


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 21,20-25)(30/05/20)

Caríssimos, meditando o Evangelho deste dia vimos Simão Pedro expressar uma atitude bastante comum em nossa sociedade, a curiosidade de especular sobre a vida dos outros: "Quando Pedro viu o discípulo amado, perguntou a Jesus: “Senhor, o que vai ser deste? Jesus respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa isso? Tu, segue-me!”
.
De fato, essa atitude de Simão Pedro, se não bem intencionada pode arruinar a vida daqueles que fazem de tal especulação um disse me disse, um leva e traz que conduz ao pecado da maledicência. Ora, basta analisarmos os acontecimentos políticos e sociais de nossa sociedade para percebermos quanto mal esse pecado tem causado.
.
São Paulo se referindo à isso, escreveu: "Agora, porém, deixai de lado todas estas coisas: ira, animosidade, maledicência, maldade, palavras torpes da vossa boca, nem vos enganeis uns aos outros. Vós vos despistes do homem velho com os seus vícios, e vos revestistes do novo, que se vai restaurando constantemente à imagem daquele que o criou, até atingir o perfeito conhecimento."
(Cl 3,8-10).
.
Com efeito, precisamos pôr em prática estas palavras do Senhor: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa isso? Tu, segue-me!” Ou seja, o Senhor nos ensina o perfeito caminho do amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
.
Portanto, caríssimos, isto significa que o seguimento de Jesus requer três atitudes fundamentais: a renúncia de si mesmo; não julgar para não ser julgado, nem condenar para não ser condenado; e, amar uns aos outros evitando todo tipo de pecados, especialmente os da língua (cf. Ef 4,29-32).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox