Arquivo do blog

terça-feira, 24 de novembro de 2020

DEUS NÃO ILUDE...

PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 21,5-11)(24/11/20)

.

Caríssimos, a nossa vida normalmente segue em frente rumo a eternidade, é como se nós nos acomodássemos com a rotina que vivemos e pouco pensamos nas mudanças que são constantes; e enquanto não somos atingidos por algo ou alguma coisa que nos afete diretamente, agimos tão somente por nossa estreita razão do que pela fé que percebe as ações de Deus para muito além de nossa racionalidade.

.

No Evangelho de hoje, "Jesus encontra-Se em Jerusalém, para a última e mais importante página da sua vida terrena: a sua morte e ressurreição. Está perto do templo, «adornado de belas pedras e de ofertas votivas» (Lc 21, 5). As pessoas estão precisamente a comentar as belezas exteriores do templo, quando Jesus diz: «Virá o dia em que de tudo isto que estais a contemplar, não ficará pedra sobre pedra» (21, 6).

.

Acrescenta que haverá conflitos, carestias, convulsões na terra e no céu. Jesus não quer assustar, mas dizer-nos que tudo aquilo que vemos passa inexoravelmente. Mesmo os reinos mais poderosos, os edifícios mais sagrados e as realidades mais firmes do mundo não duram para sempre; mais cedo ou mais tarde, caem.

.

Na sequência destas afirmações, as pessoas colocam duas questões imediatas ao Mestre: «Quando sucederá isto? E qual será o sinal»? (21, 7). Quando e qual… Sempre somos impelidos pela curiosidade: quer-se saber quando e receber sinais. Esta curiosidade, porém, não agrada a Jesus. Pelo contrário, exorta a não nos deixarmos enganar pelos pregadores apocalíticos.

.

Quem segue Jesus não presta ouvidos aos profetas da desgraça, à futilidade dos horóscopos, às pregações e às previsões que amedrontam, distraindo daquilo que conta. O Senhor convida a distinguir, dentre as muitas vozes que se ouvem, aquilo que vem d’Ele e o que vem do falso espírito. É importante distinguir entre o sábio convite que Deus nos dirige cada dia e o clamor de quem se serve do nome de Deus para assustar, sustentando divisões e medos.

.

Com firmeza, Jesus convida a não temer perante os cataclismos de cada época, nem mesmo frente às provas mais graves e injustas que acontecem aos seus discípulos. Pede para perseverar no bem e colocar plena confiança em Deus, que não nos ilude. Deus não esquece os seus fiéis, a sua propriedade preciosa que somos nós." (Papa Francisco, homilia,(13/11/16)

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox