Arquivo do blog

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

RECEMOS A GRAÇA PARA VIVERMOS EM ESTADO DE GRAÇA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 16,1-8)(Mt 06/11/20

.

Caríssimos, temos consciência da nossa finitude e fragilidade; todavia, somos capazes de grandes proezas, mas também dos piores pecados, dependendo apenas de nossas escolhas e decisões. Com efeito, fomos chamados por Deus em Cristo Jesus para sermos santos e irrepreensíveis aos seus olhos, mas nem todos correspondem à esse chamado.

.

No Evangelho de hoje Jesus conta uma parábola desconcertante em que um patrão elogia seu administrador desonesto por sua esperteza, porém, faz uma séria advertência: "Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”. De fato, recebemos todas as graças necessárias para nossa salvação, mesmo assim muitos deixam de lado essas graças para viverem em estado de pecado mortal.

.

Comentando esse Evangelho, disse o Papa Francisco: "Hoje Jesus leva-nos a refletir sobre dois estilos de vida opostos entre si: o mundano e o evangélico. O espírito do mundo não é o espírito de Jesus. E fá-lo mediante a narração da parábola do administrador infiel e corrupto, que é elogiado por Jesus não obstante a sua desonestidade.

.

É necessário esclarecer imediatamente que este administrador não é apresentado como modelo a seguir, mas como exemplo de astúcia. E come si manifesta a mundanidade? A mundanidade manifesta-se com atitudes de corrupção, de engano e de opressão, constituindo o caminho mais errado, a senda do pecado, porque uma leva à outra! É como uma corrente, não obstante geralmente — é verdade! — seja o caminho mais fácil de percorrer.

.

À esta astúcia mundana nós somos chamados a responder com a astúcia cristã, que constitui um dom do Espírito Santo. Trata-se de se afastar do espírito e dos valores do mundo, que tanto agradam ao diabo, para viver segundo o Evangelho. 

.

O espírito do Evangelho exige um estilo de vida sério — sério mas alegre, repleto de júbilo! — sério e exigente, caracterizado pela honestidade, pela justiça, pelo respeito dos outros e da sua dignidade, pelo sentido do dever. Eis no que consiste a astúcia cristã!"

.

Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox