Arquivo do blog

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

RESPONDENDO AO CHAMADO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Mt 4,18-22)(30/11/20) 

.

Caríssimos nenhum de nós pode entender a cruz se não ama a Jesus de todo o coração e se não se deixa crucificar nela por amor a Ele sobre todas as coisas. Santo André foi o primeiro a ser chamado pelo Senhor e não mediu esforço para anuncia-lo ao seu irmão Simão Pedro e o conduzir à Ele. Conta a tradição que ele amou tanto o Senhor Jesus que se deixou crucificar numa cruz em forma de X porque simbolizava o nome de Cristo.

.

Com efeito, a atração que Jesus exerce com a sua presença nos leva a segui-lo fielmente sem nunca duvidar de quem Ele é e o que reserva para nós que o seguimos. Viver na Sua presença, ouvi-lo e segui-lo como os Apóstolos o fizeram ao sentirem o seu chamado, é acolher o céu de sua vontade para cumprirmos todos os desígnios do Pai à nosso respeito, como Ele disse a Pedro e André: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”.

.

São Paulo ao sentir o chamado e responder, assim se expressou: "Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim. A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim." Ora, quem escuta a voz do Senhor e responde ao seu chamado, faz o mesmo caminho seguido-o fielmente e incondicionalmente. 

.

Portanto, caríssimos, para entendermos melhor o chamado que o Senhor faz a cada um de nós, no próprio seguimento já está a missão, como lembra o Papa Francisco: "Não podemos esquecer; não é que na vida temos uma missão; a vida é missão." E acrescenta: "O desafio é se entregar de tal forma que a vivência do Evangelho nos identifique totalmente com Jesus Cristo. Assim como Ele se identificou com o Pai: "Quem me vê, vê o Pai. Eu e o Pai somos um." (Gaudate et exsultate N. 27-28).

.

Destarte, como vimos no Evangelho de hoje, os Apóstolos não hesitaram em seguir Jesus prontamente, pois, suas palavras não deixavam dúvidas, ao contrário, lhes dava convicção, porque eram palavras de vida eterna. "Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram."

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox