Arquivo do blog

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

"A CASA DE MEU PAI É CASA DE ORAÇÃO"


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 19,45-48)(20/11/20).

.

Caríssimos, neste vale de lágrimas, neste lugar de tormentos, devido aos pecados aqui praticados, os homens estão perdendo o sentido e o respeito de tudo o que é Sagrado, por isso, não suportam os lugares santos, as coisas santas, as pessoas consagradas a Deus, porque se afastaram do Senhor tornado-se inimigos da fé.

.

Por outro lado, existem aqueles que fazem da fé um verdadeiro comércio, vendem de tudo até a própria alma, por anunciarem à si mesmos e não a Cristo. Bem como escreveu são Paulo: "Proclamam que conhecem a Deus, mas na prática o renegam, detestáveis que são, rebeldes e incapazes de qualquer boa obra." (Ti 1,16). Por isso, vão de ruína em ruína e jamais verão a Deus. (cf. Fl 3,18-19).

.

O Evangelho de hoje narra a purificação do Templo em que Jesus expulsa os que faziam dele uma casa de comércio: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. O Papa Francisco ao comentar esse Evangelho, disse: "Jesus ao expulsar os comerciantes do templo: "purifica o templo". Assim o Senhor torna o templo "como deve ser: puro, só para Deus e para o povo que vai rezar."

.

Mas, e nós, como podemos purificar o templo de Deus? A resposta está em três palavras que podem ajudar-nos a compreender: vigilância, serviço, gratuidade. Antes de tudo vigilância no templo do nosso coração: devemos prestar atenção ao que acontece lá, estar atentos porque é o templo do Espírito Santo.

.

Depois serviço aos necessitados. Serviço inclusive aos famintos, aos doentes, aos presos, aos que têm necessidade porque ali está Cristo», sempre com a certeza de que «o necessitado é o templo de Cristo. O terceiro ponto é a gratuidade no serviço que se oferece nas nossas igrejas: igrejas de serviço, gratuitas, como foi gratuita a salvação, e não “igrejas-supermercado”.

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria, OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox