Arquivo do blog

sábado, 14 de maio de 2022

O QUE É A AMIZADE VERDADEIRA?


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 15,9-17)(14/05/22)

Caríssimos, o que é a amizade verdadeira? É a soma do querer e do conhecer mútuo cujo resultado é uma só vontade. Desse modo, a amizade é o amor fraterno sem apego ou dependência incômoda, dotado de bem estar, de bem querer e bem servir sem esperar recompensa alguma. A amizade verdadeira é uma dádiva do céu que nos conduz ao céu.

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus assim se dirige aos Apóstolos: "Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor." (Jo 15,9-10). Ou seja, a nossa obediência nos faz permanecer no Senhor e é sinal de que o amamos.

Nesse mesmo Evangelho o Senhor Jesus fala da escolha pessoal e do envio de cada um dos seus discípulos, da amizade que os une a Ele, da revelação da vontade do Pai; de dar a vida como o maior ato de amor por seus amigos, da reciprocidade correspondente, e da oração feita em seu nome e que tudo alcança. Com isso, o Senhor Jesus nos ensina os fundamentos do seu seguimento.

Comentando esse Evangelho de hoje disse o Papa Emérito Bento XVI: "A amizade é uma comunhão de pensamento e vontade. Não é apenas conhecimento, é sobretudo comunhão de vontade. Significa que minha vontade cresce para o "sim", para aderir perfeitamente à vontade do Senhor.

Sua vontade, de fato, não é para mim uma vontade externa e estranha, à qual me inclino mais ou menos voluntariamente ou não me inclino. Não, na amizade com Cristo a minha vontade, à medida que cresce, une-se à Dele, a sua vontade torna-se minha, e assim me torno verdadeiramente quem sou." (Bento XVI - Santa Missa da imposição dos Palios aos Metropolitas, 29/6/2011).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox