Arquivo do blog

sexta-feira, 6 de maio de 2022

VEM SENHOR JESUS, AJUDA-NOS A CAMINHAR CONTIGO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 6,52-59)(06/05/22)

Caríssimos, o Sacramento do batismo que recebemos é o novo nascimento da água e do Espírito Santo para a vida eterna, e nele nos é dada a fé para interagirmos com o Senhor Jesus como Saulo e Ananias interagiram como vimos na primeira leitura; de forma que tenhamos em conta que a iniciativa é sempre do Senhor em vista da nossa salvação. 

Com efeito, Deus enviou o seu Filho primeiro ao seu povo eleito conforme havia prometido a Abraão, Issac e Jacó, os outros Patriarcas e aos profetas; no entanto, como vimos, Ele foi rejeitado e morto pelos seus; Deus, porém, o ressuscitou dos mortos para que por sua ressurreição se estendesse a salvação à todos os povos de todos os tempos.

De fato, por seu Verbo feito carne Deus entrou em nossa natureza decaída e a redimiu para sempre nos dando o perdão dos pecados. Desse modo, compreendemos que enquanto existir a vida humana sobre a terra o Senhor Jesus, por seus servos, continuará a sua missão salvífica até o fim do mundo.

No Evangelho de hoje o Senhor nos dá a conhecer que é preciso compreender a sua linguagem para não nos confundirmos como se confundiram os que viram e ouviram-no pessoalmente. Por isso, escutemos atentamente o que Ele nos diz:"Com efeito, aquele que Deus enviou fala a linguagem de Deus, porque ele concede o Espírito sem medidas." (Jo 3,34). 

Ou seja, isso significa que para entendermos a sua Palavra Ele nos deu o Espírito Santo, que nos faz compreende-la e vive-la na íntegra, tal como nos ensinou: "Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão." (Jo 16,13).

Portanto, caríssimos, peçamos ao Senhor Jesus a graça de sermos conduzidos pelo Espírito Santo no seio da Sua Santa Igreja revistida da sua autoridade e dos seus carismas na pessoa do Santo Padre, dos bispos e do clero em comunhão com ele, e de todo o povo de Deus espalhado pelo mundo inteiro.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox