Arquivo do blog

quinta-feira, 19 de maio de 2022

AMAR COMO JESUS AMOU...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 15,9-11)(19/05/22)


Caríssimos, depois da vinda do Senhor Jesus para cumprir em nós a vontade do Pai, passamos do pecado para o estado de graça; da condição de simples mortais para a de ressuscitados com Ele, isto é, da morte temporal para a vida eterna, e essa é a nova condição que o Senhor Jesus adquiriu para nós por seu sacrifício de cruz. Por isso, o ouvimos dizer: "Eis que eu faço novas todas as coisas." (Ap 21,5).

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos ensina com precisão o que causa em nós a verdadeira alegria: “Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”. (Jo 15,9-11).

Com efeito, o que nos faz permanecer ressuscitados com Cristo, é a vivência do nosso batismo em obediência aos seus mandamentos, pois, eles são a via de perfeição que o Senhor nos dá para chegarmos no céu. Desse modo, nos sentimos seguros como são Paulo disse de si mesmo: "Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim. A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim." (Gl 2,20).

Comentando esse Evangelho disse o Papa Emérito Bento XVI: "O cristianismo não é um moralismo, não somos nós que devemos fazer o que Deus espera do mundo, mas devemos antes de tudo entrar neste mistério ontológico: Deus se dá. O seu ser, o seu amor, precede o nosso agir e, no contexto do seu Corpo, no contexto do estar nele, identificado com ele, enobrecido com o seu sangue, também nós podemos agir com Cristo.

A ética é consequência do ser: primeiro o Senhor nos dá um novo ser, este é o grande dom; O ser precede o agir e deste ser segue o agir, como uma realidade orgânica, porque o que somos, também podemos ser em nossa atividade. 

Agradecemos ao Senhor porque Ele nos precede, ele nos dá o que devemos dar, e então podemos ser, na verdade e na força de nosso novo ser, atores de sua realidade. Permanecer e observar: observar é sinal de permanência e permanecer é o dom que Ele nos dá, mas que deve ser renovado a cada dia em nossa vida." (Bento XVI - Visita ao Pontifício Seminário Maior Romano, 12/02/2010).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox