Arquivo do blog

sábado, 28 de maio de 2022

PEDI E RECEBEREIS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 16,23b-28)(28/05/22)

Caríssimos, os nossos nomes não apenas nos identificam, mas revelam também quem somos e o porque da nossa existência. É isso o que nos ensina esta liturgia. De fato, "Segundo a mentalidade semítica, o nome tem uma força toda particular, contém o poder da pessoa representada." (Missal Cotidiano).

Com efeito, no Evangelho de hoje o Senhor Jesus exorta os seus discípulos a rogar ao Pai em seu nome: “Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará. Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis; para que a vossa alegria seja completa." (Jo 16,23b-24). Isso significa que o nome de Jesus é a garantia de que a nossa oração será prontamente atendida. 

Mas, por que rezamos, se Deus já conhece as nossas necessidades? A explicação é bem simples, rezar é amar a Deus, é fazer a sua vontade. Na exortação do Senhor os discípulos receberão porque o Pai os ama, e lhes dá em abundância, porque eles o amaram e creram que Ele veio do Pai, como afirma: "Eu saí do Pai e vim ao mundo; e novamente parto do mundo e vou para o Pai”. (Jo 16,28).

De certo, ao ouvirmos essa exortação de Jesus, certamente "podemos e devemos pedir coisas temporais. No entanto, somos convidados a buscar a vontade de Deus, não a perseguir fins mesquinhos e egoísticos. Necessitamos, pois, de discernimento, orientação e perseverança, que são dons concedidos pelo Espírito Santo." (Missal Cotidiano). 

Portanto, caríssimos, o dom da oração é a via de comunicação mais acessível para nos encontrarmos com Deus e nos depositar no seu coração paterno; e como garantia de que seremos recebidos e atendidos por Ele em nossa oração, o Senhor Jesus nos dá como aval o seu nome.

Destarte, adentrar os céus por meio da nossa oração tendo no nome de Jesus a garantia de que somos ouvidos, isso nos faz confiantes, certos de que rezar não é apenas pedir alguma coisa, mas sim, entrar na intimidade do Pai e permanecer no seu aconchego como seus filhos e filhas.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox