Arquivo do blog

quinta-feira, 28 de julho de 2022

O REINO DOS CÉUS AINDA É COMO UMA REDE LANÇADA NO MAR E PEGA TODO TIPO DE PEIXE


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 13,47-53)(28/07/22)

Caríssimos, esta liturgia de hoje nos dá uma leve compreensão de como será o juízo final em que todos seremos julgados inocentes ou culpados, salvos ou condenados. Com efeito, na parábola contada por Jesus a respeito da rede que os pescadores lançaram no mar, dá pra compreender que a rede é a evangelização e os peixes são todos os seres humanos que vivem no mar revolto deste mundo.

Dá pra entender ainda que não basta ser pescados, ou seja, evangelizados, mas precisamos ser peixes bons, caso contrário, seremos descartados e lançados fora. De fato, no mar da graça de Deus não nos faltam alimentos para sermos peixes bons, e estes estão presentes nos Sacramentos, em especial a Santa Eucaristia que recebemos em cada Santa Missa.

Não nos falta o alimento da Palavra que nos fortalece em nosso processo de conversão e no propósito de santidade; não podemos esquecer a oração que é o dom do Espírito Santo que nos faz viver em perfeita comunhão com o nosso Pai celestial. Temos também como alimento o Sacramento da Confissão pelo qual recebemos o perdão e a purificação de nossas almas. 

Enfim, temos a intercessão de Maria Santíssima, são José e de todos os santos e santas como também dos nossos anjos da guarda. De certo, temos ainda as obras de misericórdia que Deus tem preparado para que as pratiquemos em favor dos nossos irmãos e irmãs mais necessitados. 

Comentando esse Evangelho disse o Papa Francisco: "O julgamento final já está em curso, começa agora no decurso da nossa existência. Esse julgamento é pronunciado em cada momento da vida, como resposta ou à nossa aceitação com fé da salvação presente e operante em Cristo; ou da nossa incredulidade, com o consequente fechamento dentro de nós mesmos. 

Mas se nos fecharmos ao amor de Jesus, somos nós que nos condenamos a nós mesmos. A salvação é abrir-se a Jesus, e Ele nos salva; se somos pecadores - e todos somos - pedimos-Lhe perdão, e se vamos ter com Ele com o desejo de sermos bons, o Senhor perdoa-nos. Mas para isso temos de nos abrir ao seu amor, que é mais forte do que todas as outras coisas."

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox