Arquivo do blog

segunda-feira, 11 de julho de 2022

TRÊS ATITUDES PARA SEGUIR O SENHOR JESUS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 10,34-11,1)(11/07/22)

Caríssimos, a liturgia de hoje nos mostra o conflito que existe no íntimo de cada um de nós quando nos dispomos a seguir o Senhor Jesus de todo o nosso coração tal qual Ele nos ensina; de fato, quando pomos em prática as suas instruções logo experimentamos o que significa ser seus verdadeiros discípulos, ou seja, o viver sem apegos, repleto de coerência; caso contrário nosso seguimento não passa de aparência.

No Salmo desta liturgia o salmista revela o quanto é nocivo para a nossa alma a prática da fé sem coerência, diz ele: “Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios! 

Diante disso que fizeste, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos”. Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente eu mostrarei a salvação que vem de Deus." (Sl 49).

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos ensina três atitudes fundamentais para segui-lo coerentemente: renúncia ao apego familiar, que significa ama-lo sobre todas as coisas; tomar a cruz e sigui-lo fielmente para sermos dignos dele; e por fim, renunciar a si mesmo, isto é, não querer salvar a própria vida, mas se for a vontade de Deus, perde-la por amor a Ele.

Portanto, caríssimos, o que importa mesmo não é o que deixamos para seguir o Senhor Jesus e cumprirmos a sua vontade, mas sim, o que recebemos Dele aqui, isto é, cem por cento, e no seu Reino, a vida eterna. Pois, sabemos que as vantagens deste mundo são passageiras, isso porque nada levamos quando daqui partirmos, a não o amor com que amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.

Destarte, escutemos atentamente o Senhor Jesus: "Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus." (Mt 7,21). De certo, a vontade de Deus é que sigamos o Seu amado Filho até fim dos nossos dias neste mundo para obtermos como herança a vida eterna no Seu Reino.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox