Arquivo do blog

sábado, 23 de julho de 2022

TRIGO E JOIO CRESCEM JUNTOS, MAS SÃO INCONFUNDÍVEIS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 13,24-30)(23/07/22)

Caríssimos, a liturgia de hoje nos conduz à perfeita comunhão com o Senhor Jesus; e nos mostra que sem essa comunhão não tem como se deixar conduzir pelo Espírito Santo, não tem como viver segundo a Sua Vontade e nem participarmos do Reino de Deus, porque este nada mais é do que a vivência do Evangelho como Ele nos ensinou.

Com efeito, a prática da fé consiste em vivermos na presença de Deus todos os momentos de nossa vida e disso não podemos esquecer, pois, caso esqueçamos nos perdemos facilmente por nos desligarmos Dele, como nos ensina: "Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á." (Jo 15,6).

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos apresenta a Parábola do trigo e do joio, e nela nos mostra que apesar do joio semeado pelo inimigo, a semente do trigo cresce, amadurece e dá muitos frutos, todavia, somente na colheita é que o joio será arrancado, amarrado e queimado, para então o trigo ser recolhido no seleiro da eternidade.

De certo, para se conhecer o trigo e o joio, o discernimento se faz necessário, pois, apesar de serem diferentes em seus conteúdos, o joio parece mais atrativo, porém, profundamente nocivo a ponto de ser arrancado, queimado e lançado fora. Desse modo, compreendemos que o cristão não vive de aparência, mas da essência da graça do Espírito Santo que age em sua alma. 

São Paulo chama o joio de obras da carne e estas são: "fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus!" (Gl 5,19-21).

Por outro lado, chama o trigo de Fruto do Espírito, isto é: "caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança. Contra estas coisas não há lei. Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito." (Gl 5,22-25).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox