Arquivo do blog

sábado, 6 de agosto de 2022

FESTA DA TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 9,28b-36)(06/8/22)


Amados irmãos e amadas irmãs, devido a nossa naturalidade quando algum fenômeno sobrenatural acontece tendemos a julga-lo segundo os nossos limitados critérios, porque foge ao nosso entendimento; no entanto, o Senhor Jesus vem em nosso ajuda com o auxílio da sua graça e logo nos conformamos com o que nos revela. 

De fato, nem sempre estamos preparados para as surpresas de Deus, é por isso, que Ele nos deu o dom da fé para que a autenticidade de tais fenômenos nos tranquilize interiormente. É isso o que constatamos nesta liturgia de hoje, a começar pela descrição do juízo final que o Profeta Daniel faz na primeira leitura.

"Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho do homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá." (Dn 7,13-14).

No Evangelho de hoje o Senhor "Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago e, levando-os ao alto de um monte, manifestou-lhes o brilho da sua glória. Pois, embora eles tivessem compreendido que a majestade de Deus residia nele, ignoravam que o seu corpo, que escondia a sua divindade, também participava no poder de Deus.  

Esta transfiguração tinha como objetivo, em primeiro lugar, afastar do coração dos discípulos o escândalo da cruz, para que a humildade da Paixão voluntariamente sofrida não afetasse a fé daqueles que tivessem visto a grandeza da dignidade oculta.

Mas a transfiguração também estabeleceu na Igreja de Jesus a esperança destinada a sustentá-la, de sorte que os membros do corpo de Cristo compreendessem a mudança que um dia se operaria neles, dado que haviam sido chamados a participar na glória que tinham visto resplandecer no seu Chefe, na sua cabeça." (São Leão Magno).

Portanto, caríssimos, a palavra Teofania significa a manifestação de Deus a nós, Ele que se faz presente em sua obra, mas nem sempre o percebemos a não ser mediante o dom da fé, e é isso o que o Senhor Jesus faz se nos dando conhece-lo por sua transfiguração.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox