Arquivo do blog

sábado, 13 de agosto de 2022

SER COMO CRIANÇA PARA ENTRAR NO REINO DOS CÉUS...

 

PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 19,13-15)(13/8/22)


Caríssimos, todo pecado cometido é uma ofensa contra Deus e contra o próximo, porque é sempre um ato maléfico; de modo que, gera culpa, e se não houver arrependimento do mal praticado, a culpa permanece e causa a ruína de quem o cometeu. Porém, não existe pecado sem tentação e sem a permissão para comete-lo. Por isso, Deus nos deu o livre arbítrio e o dom da oração como armas poderosas para anular as tentações e o poder do maligno.

Com efeito, são muitos os que usam o livre arbítrio para se condenar, pois o pecado permitido e praticado leva à sua perda, como nos ensinou o Senhor: "Em verdade, em verdade vos digo: todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo." (Jo 8,34). Assim, para voltar ao estado de graça, é necessário o arrependimento, a confissão e o perdão sacramental.

No Evangelho de hoje, "levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. Então Jesus disse: “Deixai as crianças e não as proibais de vir a mim, porque delas é o Reino dos Céus”. E depois de impor as mãos sobre elas, Jesus partiu dali (Mt 19,13-15). 

De certo, o estado de graça é a infância espiritual da alma que busca viver na presença de Deus fazendo a sua Santa Vontade. E quem vive na presença de Deus é semelhante a uma criança inocente que depende cem por cento dos seus genitores. Desse modo, o Senhor Jesus nos ensina a ser como crianças para recebermos suas graças e bênçãos.

Portanto, caríssimos: "A simplicidade cristã faz sua a infância. A infância não tem rancor, não conhece o engano, não procura a ofensa. Do mesmo modo, a criança em que o cristão se transformou já não se enfurece se é insultada, não se defende se é espoliada, não responde se é atacada.

O próprio Senhor lhe exige que reze pelos seus inimigos, que deixe a túnica e o manto aos ladrões, e que dê a outra face àqueles que lhe batem (Mt 5,39). Assim, a infância de Cristo sobrepõe-se à dos homens." (São Máximo de Turim - séc. IV).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox