Arquivo do blog

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

PERSEVERANÇA NA ORAÇÃO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 15,21-28)(03/8/22)

Caríssimos, a linguagem divina é sempre uma linguagem salvífica, pois na via do pecado só existe perdição e quem trilha essa via precisa retornar a Cristo, único caminho de salvação. É Ele que nos dá a misericórdia e o perdão que precisamos para retornarmos ao estado de graça, à plena comunhão com Ele que nos livra do pecado e de todo o mal para fazermos o bem que precisamos fazer com o auxílio do Espírito Santo.

Com efeito, este mundo é um vale de lágrimas, e mesmo em meio a felicidade que experimentamos por amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, não somos isentos dos sofrimentos advindos das tempestades deste mundo tenebroso. Porém, de uma coisa temos certeza, o Senhor Jesus está sempre conosco especialmente nos momentos mais difíceis do nosso viver.

No Evangelho de hoje uma mulher cananéia estava passando por uma grande dificuldade, pois, sua filha até então estava atormentada por um demônio, ao saber da presença do Senhor Jesus, ela se dirigiu a Ele suplicando a sua libertação. A princípio o Senhor não lhe deu atenção, no entanto, ela insistiu em sua súplica, ao que Ele respondeu: "Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”. A mulher insistiu: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!”

Comentando esse Evangelho disse o Papa Francisco: "A força interior desta mulher, que lhe permite ultrapassar todos os obstáculos, encontra-se no seu amor materno e na confiança que Jesus pode conceder-lhe". Esta humilde mulher é apontada por Jesus como um exemplo de fé inabalável. A sua insistência em invocar a intervenção de Cristo é um incentivo para não nos desanimarmos, para não desesperarmos quando somos oprimidos pelas duras provações da vida. 

O Senhor não se afasta das nossas necessidades, e se por vezes Ele parece insensível aos nossos pedidos de ajuda, é para testar e fortalecer a nossa fé. Temos de continuar a gritar como esta mulher: "Senhor, ajuda-me! Senhor, ajuda-me!". Assim, com perseverança e determinação".

Portanto, caríssimos, quem reza encontra Deus, e quem o encontra com fé e humildade recebe todas as graças, porque Ele jamais recusa a oração dos simples e humildes de coração. E se alguém é atormentado por conta dos pecados que cometeu, recorra a Sua Divina Misericórdia para ser prontamente socorrido como essa mulher cananéia o foi.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox