Arquivo do blog

terça-feira, 16 de agosto de 2022

HÁ MAIS ALEGRIA EM DAR, DO QUE EM RECEBER...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 19,23-30)(16/8/22)


Caríssimos, existem valores que não são materiais nem monetários, mas sim espirituais. Pelo fato de estarmos cercados de bens transitórios muitos se apegam a eles como se fossem um fim em si mesmos, quando na verdade, não passam de cinza que se esvai e em nada adianta acumula-los. De certo, todo acúmulo indevido é sinal de egoísmo e falta de amor, e isso tem impedido a salvação de muitos.

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus disse aos seus discípulos: “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus. E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus”. Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: “Então, quem pode ser salvo?” Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”.

Com efeito, o Senhor Jesus fez essa exortação aos seus discípulos depois de se encontrar com o jovem rico e lhe propor uma riqueza infinitamente superior àquela que possuía, no entanto, não foi aceito por ele, pois estava tão apegado aos bens temporários que preferiu renunciar aos bens eternos, para ficar com a tristeza do muito que acumulou. 

De certo, "Jesus não está zangado com os ricos, apenas adverte os seus discípulos: a riqueza pode enganar, porque promete o que não pode dar. A riqueza pode desorganizar o coração. Podemos apegar-nos ao pouco que temos e tornar-nos escravos dos nossos medos, pois acontece demasiadas vezes que são as coisas que nos possuem e não nós à elas.

O Senhor pede-nos para sermos livres, para ousarmos, para darmos o nosso coração à causa do Evangelho. E nós receberemos cem vezes mais. O "cem vezes" é feito pelas coisas primeiro possuídas e depois deixadas, mas que são encontradas multiplicadas infinitamente. 

Priva-se da posse e recebe em troca o gozo do verdadeiro bem; liberta-se da escravidão das coisas e ganha a liberdade do serviço por amor; renuncia-se à posse e ganha a alegria da dádiva. De fato, quando se tem um coração livre há mais alegria em dar do que em receber, e é então que se passa pelo buraco de uma agulha, pois para Deus todas as coisas são possíveis". (Mons. Angelo Spina, Arcebispo de Ancona - Osimo).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox