Arquivo do blog

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

A BATALHA FINAL...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 16,13-23)(04/8/22).

Caríssimos, na primeira leitura o Profeta Jeremias proclama a nova aliança que Deus fez com o seu povo: "imprimirei minha lei em suas entranhas, e hei de inscrevê-la em seu coração; serei seu Deus e eles serão meu povo. Não será mais necessário ensinar seu próximo ou seu irmão, dizendo: ‘Conhece o Senhor!’; todos me reconhecerão, do menor ao maior deles, diz o Senhor, pois perdoarei sua maldade, e não mais lembrarei o seu pecado”. (Jr 31,31-34).

Com efeito, no Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos dá a conhecer, por meio da revelação que faz a Simão Pedro, que a Igreja é o Reino de Deus neste mundo a caminho de sua plenitude eterna; e que desde o nosso batismo já fazemos parte dele; mas, é preciso permanecer em Cristo para entrarmos com Ele na sua glória. 

De certo, assim como o povo da Antiga Aliança conduzido por Moisés foi liberto do Egito e passou pelas provações do deserto até chegar à terra prometida; de igual modo, o povo da Nova Aliança, presente na Santa Igreja, está passando pelo deserto deste mundo, porém, conduzido por nosso Senhor Jesus Cristo, na pessoa do Santo Padre, a caminho da terra prometida, o céu.

De fato, "mais de dois mil anos passaram; as portas do inferno, ou seja, o poder da maldade e a fúria do orgulho humano sempre em ação no mundo, tentaram várias vezes fazer desaparecer a Igreja, mas não conseguiram prevalecer: a Igreja, fundada em Pedro, se mantém firme apesar de todas as agressões furiosas e contínuas dos seus inimigos. 

Porquê? Porque Jesus ressuscitou! Porque Jesus está vivo! E Jesus é o Filho de Deus que, de dentro dos acontecimentos distorcidos e sujos da história humana, trava uma colossal batalha contra o pecado dos homens e o orgulho de Satanás. Uma batalha com o resultado já anunciado: Jesus vai ganhar! E com Ele conquistará todos aqueles que lhe abriram os seus corações com uma fé sincera e consistente. 

Disso temos a certeza, pois ninguém jamais poderá negar a Deus. Portanto, renovemos hoje a nossa fé em Jesus. E sobre esta fé construamos a nossa vida e a vida da nossa família: é a coisa mais sábia que podemos fazer! E, graças a Deus, ainda há tempo para o fazermos." (Cardeal Angelo Comastri).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox