PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 1,5-25)(19/12/25)
.
1. Caríssimos irmãos e irmãs, a liturgia de hoje nos mostra que os desígnios salvíficos do Senhor se cumprem na íntegra para muito além do que entendemos e esperamos; o fato é que o Senhor por Sua fidelidade e providência nos faz protagonistas da história da salvação direta e inusitadamente.
.
2. Com efeito, meditando os acontecimentos bíblicos, percebemos que o presente da história da salvação traz em si a ação divina que o plasmou e nele projeta a plenitude da vida eterna a ser alcançada por nós no Reino dos céus. Desse modo, compreendemos que o Senhor se faz sempre presente no nosso viver concedendo-nos as graças que precisamos para realizarmos a sua santa vontade.
.
3. O Evangelho de hoje traz o relato da anunciação de São João Batista; seu Pai Zacarias era sacerdote do Templo do Senhor e foi sorteado para fazer a oferta do incenso. "O anjo do Senhor, apareceu-lhe de pé, à direita do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e o temor apoderou-se dele. Mas o anjo disse: “Não tenhas medo, Zacarias, porque Deus ouviu tua súplica. Tua esposa, Isabel, vai ter um filho, e tu lhe darás o nome de João."
.
4. Decerto, a anunciação de João Batista é semelhante à anunciação do Senhor Jesus, porém, diferente em alguns detalhes que revelam o modo como Deus age de acordo com a receptividade ao seu chamado. A princípio Zacarias duvidou, pois pensou mais na impotência das próprias forças e não nas graças de Deus que tudo pode realazar. Bem ao contrário o fez Maria Santíssima que acreditou no anúncio do anjo, porém, quis saber de que modo se realizaria a vontade de Deus.
.
5. Sem dúvida, toda a humanidade vive na expectativa da segunda vinda de Cristo, como o povo da Antiga Aliança esperou sua primeira vinda como Messias até que Ele veio; e mesmo assim, muitos não acreditaram a ponto de o perseguirem e crucificarem. Todavia, Deus fez cumprir a sua Palavra e o ressuscitou dos mortos, mostrando como nos ressuscitará por acreditarmos Nele e segui-lo fielmente apesar da nossa fragilidade seja na fé como na prática dos seus mandamentos.
6. Portanto, caríssimos, com o nascimento de João Batista, se cumpre o tempo da promessa e se inicia o tempo da salvação o qual vivemos atualmente até que o Senhor venha completa-lo definitivamente com a sua vinda gloriosa. Bem como escreveu são Paulo: "Pois o Senhor diz: Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação (Is 49,8). Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação. Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus!" (2Cor 6,2; 5,20b).
.
7. Destarte, essa conversão e reconciliação são fundamentais para a purificação das nossas almas, para vivermos em estado de graça na sua presença, porque somente assim venceremos as tentações que sofrermos no nosso dia a dia. Peçamos ao Senhor as graças necessárias para isto: Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus vivo que vieste a este mundo para nos salvar, tende compaixão de nós pecadores, perdoe os nossos pecados e por tua infinita misericórdia nos cunduza à vida eterna. Amém! Assim seja!
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário